Em 2023, os clientes que procuram um salão querem ter uma experiência única. Mais do que um corte de cabelo ou técnicas especializadas, procuram também momentos de descontração e relaxamento. E, em Lisboa, não faltam ofertas distintas. Numa votação organizada pela NiT, 2.984 leitores da revista fizeram-se ouvir e escolheram o melhor salão de cabeleireiro na capital.
Com 23,12 por cento dos votos (690), o grande vencedor acabou por ser o Art.z Hair & Experience. O negócio abriu a sua primeira loja no Saldanha, em 2020, com um conceito “que engloba beleza e serviços de A a Z”, e em 2022 instalou-se também no Campo Pequeno. O pódio ficou ainda completo com David Xavier e Ciadália Cabeleireiros, respetivamente, com 18,49 (552) e 10,55 (315) por cento dos eleitores — espreite todos os resultados.
“Numa disputa tão plural, porque cada projeto tem a sua valência, é importante ver que o cliente valoriza o que oferecemos diariamente. Estamos no caminho certo”, refere Renata Schiavo, sobre a vitória. Juntamente com a mãe, Niva, e a irmã, Michele, fundou o negócio aquando da mudança do Brasil há seis anos. O hairstylist Luís Zamban, que apoiou no empreendimento, completa o leque de sócios.
Focado no autocuidado e numa experiência personalizada, a equipa tem a “missão de transformar o processo de beleza.” “Não estamos preocupados em dizer que temos o melhor cabelo, mas em oferecer a melhor jornada para cada pessoa ser a sua melhor versão”, diz.
Os serviços passam pelo hairstyle feminino, masculino e infantil, escovagem, ondulação, tratamentos, coloração, manicure, spa, maquilhagem e barbearia. Em cada caso, antes de atenderem o pedido, fazem o diagnóstico a cada cliente e, dependendo da saúde dos fios, sugerem tratamentos. De acordo com Renata, o serviço mais procurado são as madeixas. “São um sucesso porque respeitamos a individualidade dos nossos artistas e deixamos que eles criem um cabelo específico para cada perfil.”
Festas, fotografias e pães de queijo
A receção funciona também como um bar cujo grande objetivo é criar momentos descontraídos e de convívio. “Às vezes, nem querem cortar o cabelo. Aparecem para beber um chá, comer um pão de queijo ou conversar connosco,” reforça a proprietária, sobre o que existe entre os cabeleireiros e as clientes: “Juntaram-se todas para votar e a equipa ficou toda muito feliz.”
Para uma experiência mais completa, também pensam nos eventos sociais. Todas as sextas-feiras, quem visita o espaço pode usufruir do momento “Bolo das Amigas”, onde podem provar um bolo caseiro e sentir o aconchego de uma boa companhia.

Além do atendimento, os elogios que mais ouvem são sobre o espaço em si, um spot instagrammável onde, no final, a cliente confiante pode tirar uma fotografia incrível. Dispõem de um baloiço — colocado num canto estrategicamente chamado photobooth, um mini cenário com elementos naturais. Numa outra unidade, pode tirar outro tipo de imagens devido a um mega espelho.
A equipa já está a preparar os próximos passos. Está prevista uma nova abertura no último trimestre de 2023, embora ainda não tenham um local definido, assim como a expansão para outras cidades do País. “Vamos ter muitas novidades no verão”, frisa, e vão continuar com as típicas festas Summer Sessions, , com bartenders que fazem bebidas que acompanham um momento de descontração.
Pode visitar o novo salão do Art.Z no número 19 da rua Dona Filipa Vilhena, no Campo Pequeno. O anterior, no número 93 da rua Luís Bivar, no Saldanha, também está aberto para marcações. Visite ainda o Instagram e o site, onde pode fazer as marcações. No caso dos preços dos serviços de hairstyle feminino, vão dos 25€, no caso de um brushing, aos 150€, se for um alisamento.
Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço inaugurado em 2022.