Uma grande parte da infância de Carla Alonso, 34 anos, foi passada no cabeleireiro da mãe da sua melhor amiga. A espanhola tem muitas memórias desse tempo, que guarda com carinho. A experiência foi de tal forma marcante que, assim que terminou o secundário, começou a trabalhar no mundo da beleza, ainda em Madrid.
Em 2021, volvidos cinco anos, mudou-se para Berlim, na Alemanha, para “para explorar novas tendências e estilos”. No entanto, não se sentia satisfeita. O momento pós-pandémico e “o mau tempo” da cidade alemã fizeram-na mudar para a capital portuguesa. A opção foi também motivada pelo “boom que se está a sentir no País”, explica à NiT.
Em fevereiro, abriu na Madragoa o Sala Criativa Hair, Art & Drinks, com um conceito polivalente. Ali, as clientes podem tomar uma bebida orgânica e ver uma exposição enquanto esperam ou cuidam do cabelo. Nos 50 metros quadrados do espaço, a sustentabilidade e as obras de arte fundem-se com a decoração.
“Tive a ideia quando ainda morava em Madrid. Na Alemanha, o projeto ficou em stand-by porque não podia ter um negócio sem dominar a língua”, conta a proprietária. “Quando cheguei aqui, notei logo que existiam muitos pequenos espaços com um toque artístico que me inspiraram.”
Quanto se entra no salão, vê-se logo a zona de cabeleireiro. As cadeiras estão rodeadas de plantas e espelhos com molduras em madeira, assim como prateleiras com inúmeros livros e revistas. É “um espaço acolhedor e relaxado de cuidados” que recorda a sala de estar de um apartamento.
Cansada de trabalhar com grandes marcas, Carla decidiu optar pelos produtos orgânicos da Oway, uma insígnia muito conhecida em Itália, e que está aos poucos a chegar à Península Ibérica: “Estudei o mercado e decidi assumir o risco de começar com uma gama totalmente nova.”
Tomar um chá de matcha e ver uma exposição de arte
Na parte de trás, surge o bar com várias cadeiras e até um pequeno frigorífico retro — que as clientes podem visitar antes ou depois do atendimento. Devido ao conceito sustentável do salão, a fundadora percebeu que queria algo diferente “do que um copo de vinho ou refrigerantes.”
Em vez disso, aposta em bebidas saudáveis e orgânicas. Das várias opções, Carla destaca o chá de matcha ou de açafrão que contribuem para a experiência relaxante de quem visita o Sala Criativa.
Ao lado do bar, encontrará informação sobre os artistas convidados para a galeria de arte. Durante o mês de maio, está a decorrer a exposição “Down to Earth”, uma exibição de trabalhos de seis mulheres, entre as quais a própria proprietária.
“Faço peças de cerâmica como hobby, fiz muitos mercados na Alemanha e vendia muito bem”, frisa, sobre a ideia. Desta forma, também consegue dar visibilidade à arte local enquanto mantém os clientes entretidos.
“Quando se sentam na cadeira, sobretudo se for um tratamento, podem passar entre três ou quatro horas. Durante o período de espera, têm uma mais-valia a cada visita com uma nova exposição. As pessoas gostam disso: às vezes, regressam à loja e já procuram peças novas.”
Quanto à localização, em Santos-o-Velho, foi uma escolha pessoal da espanhola. Conhecia mal a cidade, mas antigos companheiros de trabalho recomendaram-lhe esta zona, da cidade, porque “está a crescer e tem muitas galerias de arte à volta”. Ao mesmo tempo, afasta-se da concorrência que já existe no Bairro Alto ou no Chiado, por exemplo.
Uma vez que o espaço é pequeno, no futuro, Carla gostaria de mudar o conceito para um spot maior e aumentar a oferta a outros serviços. Até lá, dinamiza o negócio com a organização de pequenas festas, com atuações de DJs, uma vez por mês.
O salão inclui diversos serviços de corte, styling, coloração e tratamentos para mulheres, homens e miúdos. Os preços variam entre os 25€ e os 140€, consoante o comprimento do cabelo da cliente. O agendamento pode ser feito através do site.
Carregue na galeria para ver imagens do novo Sala Criativa Hair, Art & Drinks, na Madragoa.