Depois de viver quase dez anos em Londres, em Inglaterra, e três meses nos Açores, foi em Setúbal, na sua cidade natal, que Vee Mateus decidiu abrir o primeiro espaço. No dia 30 de novembro do ano passado, avançou com a única ideia que lhe fazia sentido — um centro artístico onde pudesse juntar tudo aquilo que mais gosta.
“Já é algo que queria fazer há muito tempo na minha cidade, sobretudo depois de ter estado tanto tempo fora“, começa por contar à NiT Vee Mateus, nome artístico de Vanessa Mateus, 39 anos. O nome do centro artístico, Espaço Monstro, já é uma ideia antiga e veio reciclado do antigo apelido que a artista utilizava no universo da ilustração: A Study of Monsters. “Veio no seguimento de uma sessão de terapia, na qual a minha terapeuta me desafiou a desenhar coisas que me faziam sentido, das ansiedades, dos medos, entre outras”, explica.
Foi através dos desenhos que fazia que surgiu uma outra paixão: a tatuagem. Vee começou a ouvir os seus amigos mais próximos a dizer que a arte que fazia “era fixe para ser tatuada” e durante a pandemia de Covid-19, decidiu abraçar o desafio. “Comprei uma máquina e comecei a tatuar em mim, para experimentar com os meus desenhos”, recorda. “Gostei imenso da experiência e comecei a aprender em modo autodidata nos primeiros nove meses mais ou menos.”
Com o tempo, veio a experiência e os convites para trabalhar em diferentes estúdios. Vee foi aprendiz de João Mesquita na Domus, em Setúbal, durante cerca de um ano. Depois, estudou também com o artista Mor Asraf no Empty Space, em Israel, onde aprendeu a técnica de dotwork. Por fim, concluiu uma residência de três meses no atelier Magma Non temporary Art, na ilha de São Miguel, nos Açores. A partir daí, surgiu a oportunidade de abrir o Espaço Monstro e o resto é história.
O Espaço Monstro tem cerca de 22 metros quadrados e, apesar de ser pequeno, tem lá dentro um universo. Além de ser o seu estúdio de tatuagens próprio, tem obras de arte expostas e roupas pintadas à mão por Vee e outros artistas que conhece. Já os workshops, são realizados em parceria com o Atelier 2pontos, também em Setúbal.
“Já estou a trabalhar noutras parcerias também, com outras associações da cidade, para promover sobretudo as artes com impacto social”, partilha. “Não só a tatuagem, que é uma das minhas atividades principais, mas também as outras artes.”
Desde que abraçou este desafio, a artista admite que se sente realizada. “Até agora, tem sido muito agradável e tenho tido bastantes clientes”, afirma. “As pessoas vão entrando com curiosidade, vão querendo saber mais e até compram coisas também.” Vee inspira-se na saúde mental, na literatura e na música para os desenhos que faz.
O Espaço Monstro tem as portas abertas para visitas de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas. Esta semana, porém, o estúdio está fechado e volta a abrir na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro. Para as tatuagens, é preciso fazer marcações online e o preço mínimo é de 60€.
Carregue na galeria para saber mais sobre o Espaço Monstro.