Lojas e marcas

O novo programa da Tous permite-lhe saber exatamente de onde vieram as suas joias

Nasce de uma parceria com a Tracemark. Inicialmente, será lançado em quatro mercados: Portugal, Espanha, México e Rússia.
É uma novidade que será lançada em abril.

A 18 de março de 2021 a Tous deu mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade ao criar uma parceria com a Tracemark, pioneira em garantir a rastreabilidade total das joias. Este projeto só trabalha com empresas certificadas pelo Conselho Responsável da Joalharia.

Para já, esta iniciativa está disponível numa primeira coleção, a Teddy Bear Stars em ouro e diamantes, mas as duas empresas estão a ampliar a sua parceria a outras referências da Tous. Esta primeira coleção foi lançada no Natal e vai estar novamente disponível a partir de abril em quatro mercados: Espanha, México, Rússia e Portugal.

Os clientes terão um código alfanumérico gravado em cada peça de joalharia ou um código QR na etiqueta para que possam aceder ao painel de rastreabilidade personalizado e interativo da Tracemark. É por lá que poderão verificar a origem dos materiais, os processos de fabrico de cada joia e as certificações que garantem a ética e a sustentabilidade das peças, além de darem também detalhes sobre os materiais.

Assim, poderão verificar que o ouro e os diamantes da coleção são 100 por cento éticos e responsáveis. No caso do ouro, este vem de refinarias que só trabalham com CoC Gold, uma distinção concedida pelo Conselho Responsável da Joalharia e que mostra que provém de fontes verificadas, seguindo as melhores práticas ambientais internacionais e padrões reconhecidos em todo o mundo.

Tous
Os materiais são certificados.

Este ouro certificado pela Tracemark é 100 por cento ético e reciclado. Este é um grande avanço para a marca em termos de sustentabilidade, uma vez que o ouro reciclado não proveniente de minas reduz a pegada de carbono em cerca de 99 por cento, de acordo com um estudo realizado pela Pforzheim University of Applied Sciences.

Por outro lado, os detalhes de rastreio fornecidos pela Tracemark também permitem que a origem de fabrico dos diamantes seja conhecida. Todos os diamantes da Tous obedecem ao Processo Kimberly, que garante a autenticidade, procedência e extração ética. Com esta iniciativa, os clientes também poderão saber de onde vêm e verificar se são adquiridos com responsabilidade. Os requisitos para o Certificado Kimberly garantem “diamantes livres de conflito”. 

Outra novidade é a possibilidade de ver que a confeção da coleção é feita em parceria entre as oficinas da Tous em Manresa, Espanha, juntamente com artesãos de Córdoba e Itália. O compromisso com a sustentabilidade, explica a empresa, é cada vez mais importante para os clientes. De acordo com o Relatório de Consumidor de Luxo Sustentável de 2021 da Tracemark, 71 por cento dos consumidores escolheriam uma joia pela sua sustentabilidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT