Cada vez mais portugueses têm a sua vida inteira (pessoal e profissional) no smartphone. De contactos a ficheiros, passando pela gestão de redes ou agenda, este dispositivo passou a ser uma extensão de tudo o que fazemos. Mas quando é preciso ir além de tudo isso — seja de espaço, uma tela maior ou apenas mais definição — um tablet pode ser a melhor soluação. Mantemos a leveza e portabilidade, mas com um ecrã que nos permite explorar tudo, sem termos de comprometer a performance.
Eu acabei de descobrir uma opção que podia levar-me a desistir de qualquer tipo de computador e usar o telemóvel apenas para os momentos “on the go”. O Samsung Galaxy Tab S10 Ultra vai ser o desejo de quem, como eu, adora abrir várias tabs e apps ao mesmo tempo, para poder aplicar o multitasking ao máximo. Mas é também uma ótima dica para quem — ao contrário de mim —, desenha regularmente, seja ao nível de ilustração, design gráfico, decoração ou arquitetura.
Em boa parte, estes benefícios devem-se a dois aspetos incontornáveis: tamanho e inteligência artificial. Sim, aqui o tamanho importa, porque falamos de um ecrã de 14.6 polegadas. Isto é mais do que uma folha de papel A4, se for necessário um termo de comparação. Mas qual é principal vantagem disso? Podemos fazer mais coisas, ao mesmo tempo.
Por exemplo, para escrever um artigo, posso ter abertos em simultâneo o Samsung Notes como folha, um ficheiro com informação relevante para o tema e o browser da Internet para encontrar as respostas às dúvidas que surgem. O mesmo é válido para quando estou a desenhar ou editar um vídeo e quero ter o Pinterest ou Instagram abertos para inspiração. Apesar de estarem três aplicações abertas, o tamanho de cada janela é suficiente para manter uma leitura perfeita. E em nenhum momento senti que as páginas ou aplicações demoravam a responder.
Claro que, além do trabalho, este ecrã se torna numa especificação maravilhosa para ver séries e filmes ou até mesmo para jogar online. O ecrã antibrilho do Samsung Galaxy Tab S10 Ultra oferece um visionamento com cores vibrantes e super confortável.
Isto é num benefício extra para os criadores de conteúdos, que se calhar preferem esta opção a um portátil, que é mais prática na hora de editar fotos e vídeos. O ecrã ajuda a que seja mais simples o processo, com maior agilidade e melhor capacidade de ver todos os detalhes.
Assim, esta é uma opção que sem dúvida se destaca mais na performance do que na portabilidade. Falamos de um tamanho considerável, com uma bateria que dura um dia inteiro de trabalho. O que o torna perfeito para quem quer apostar em algo diferente como substituto do seu portátil habitual.
No fundo, neste dispositivo ganhamos a versatilidade de um tablet sem perder a performance de um computador.
Ser produtivo não significa mais trabalho — basta ter a Inteligência Artificial certa
É aqui que tudo fica (ainda) mais divertido. Se, tal como eu, forem daquelas pessoas que tiravam apontamentos bonitos na escola, vão adorar as próximas especificações que temos para revelar. Se não eram desses, vão passar a ser — mesmo que seja com as notas das reuniões de trabalho e não com apontamentos de português ou história.
A começar pelo facto de que nem sequer precisa de tirar notas para guardar toda a informação. Magia? Quase. Com a Galaxy AI pode gravar entrevistas ou reuniões sem se preocupar em garantir que tudo fica registado à mão. É que não só pode gravar e ter o áudio a ser transcrito em tempo real na app de notas do tablet, como pode simplesmente gravar um áudio e transcrevê-lo depois. Isto com a garantia de que o próprio processador diferencia as várias vozes de uma gravação.
Com o áudio já em versão texto, pode depois optar por poupar algum tempo e pedir à inteligência artificial um resumo. Em segundos, terá uma breve apresentação, com tópicos por temas, do que foi dito. E o melhor é que a função de resumo serve também para qualquer apontamento feito na app de notas do tablet — com escrita à mão ou através do teclado —, mas também para documentos PDF. Estudar ou compreender documentos extensos tornou-se muito mais simples.
As notas feitas à mão podem ter ainda a ajuda de um assistente, que não só alinha as letras como corrige a sua forma. No fim, é possível converter as anotações em texto e copiá-lo para outras aplicações.
Como se tudo isto não bastasse, graças ao Galaxy AI, já nem precisa de ir a um tradutor online. Com este recurso podemos traduzir (e resumir) um documento logo no momento.
Desenhar, pesquisar e muito mais
Apesar de estar longe da minha área, não quero de todo negligenciar o potencial que este tablet traz aos criativos. Só precisa de pegar na S Pen e desenhar aquilo que lhe apetecer. A caneta (incluída no tablet) oferece uma rapidez e sensibilidade à pressão inesperadas.
Mas a grande surpresa é mesmo quando acionamos o “Esboço para imagem” com a caneta. Nesta tela podemos criar uma imagem tão simples como uma árvore ou algo mais complexo, como uma perspetiva de uma sala. Desenho terminado, basta escolher um estilo — que pode ir de ilustração a esboços, passando por desenhos 3D. No final, vai ver os originais resultados que obtém e que pode usar em projetos ou apenas como inspiração.
Além de auxiliar em momentos que nos falta imaginação e nos oferecer soluções que não estávamos a encontrar, esta é uma ferramenta divertida para entreter os miúdos quando estão num restaurante, numa viagem ou apenas entediados — sem ter de recorrer a mais um vídeo do YouTube.
O Circle To Search é também uma mais-valia. Já conhecida de outros dispositivos da Samsung, esta permite-nos fazer um círculo num item de uma imagem que vimos numa rede social ou até de uma fotografia que tirámos e é automaticamente gerada uma pesquisa — sem sair da app onde nos encontramos. Qualquer fashionista vai adorar esta possibilidade para encontrar os vestidos, carteiras e sapatos que viu online. A funcionalidade permite ainda obter resultados de texto e fazer traduções instantâneas de forma super rápida.
Outro dos grandes pilares deste novo tablet são as câmaras frontais, ambas de 12 megapíxeis, que oferecem uma imagem com uma qualidade mais que satisfatória para as reuniões por videochamada.
O Samsung Galaxy Tab S10 Ultra já se encontra à venda nas lojas em Portugal por 1.299,90€, nas cores Moonstone Gray ou Platinum Silver. Se quiser torná-lo num verdadeiro computador portátil só tem de adquirir a capa com teclado — que até já traz um botão para acionar as funções de Inteligência Artificial.