Éclat significa esplendor. Esse efeito luminoso foi precisamente o objetivo da Mercadona quando, no Natal de 2022, lançou uma coleção inspirada na época festiva. Entre paletas de sombras, batons, iluminadores e outras propostas de maquilhagem, o perfume foi a novidade da linha mais difícil de esquecer — sobretudo por ser para o ano inteiro.
Normalmente, as peregrinações até à loja mais próxima da marca espanhola, à procura de um certo produto, acontece devido ao passa-palavra. Foi isso que deu origem a fenómenos como o seu famoso detergente, os bolos gelados ou um creme para as sapatilhas brancas. Neste caso, não foi diferente.
O perfume Éclat, assim se chama, tornou-se um bestseller imediato graças às sugestões nas redes sociais ou conversas entre amigos. As embalagens rosa e azul, com uma tampa em forma de flor, começaram a voar das prateleiras até desaparecerem completamente. Em pouco tempo, os portugueses notaram a sua ausência.
“Foi um verdadeiro sucesso e vendeu mais de sete mil unidades. Posteriormente, como acontece em todas as campanhas, foi retirado”, conta à NiT um porta-voz da cadeia espanhola. “No entanto, recebemos vários pedidos dos nossos ‘Chefes’ — como chamamos aos clientes —para que regressasse.”

Em junho, cederam à vontade dos milhares de portugueses que adoraram a fragrância e voltaram a colocar o perfume nas prateleiras das lojas. A embalagem da Eau de Parfum contém cerca de 100 mililitros e custa 12€, destacando-se pelas notas de framboesa preta e de malvaísco.
O produto — que é comercializado com o mesmo nome em Portugal e Espanha — é fabricado em laboratórios de Valência, o grupo RNB, e depois distribuído por todas as lojas da cadeia. Aliás, o perfume também se revelou um sucesso de vendas em Espanha.
Recorde-se que a Mercadona se estreou no nosso País em 2019, com um supermercado em Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Desde então, a cadeia espanhola não abrandou o seu plano de expansão no mercado português e, com as próximas aberturas, quer chegar às 49 lojas em território nacional. Até ao final do ano, a marca tem o objetivo claro de abrir mais 10 pontos de venda.
Já provou o bolo congelado da Mercadona que é “mesmo incrível”? A NiT desvendou o segredo do doce que se tornou viral. Leia ainda este artigo sobre o segundo centro logístico que a empresa vai abrir no Ribatejo. E descubra o detergente da Mercadona favorito dos portugueses — compram 1.700 embalagens por dia.
Se não resiste a perfumes, carregue na galeria para conhecer várias opções de fragrâncias a partir dos 7,99€.