Se há barreira que é cada vez mais ténue é, sem dúvida, a da distância. Nunca foi tão fácil voar para tantos destinos de todo o mundo e as videochamadas aproximam-nos rapidamente de qualquer pessoa, mesmo a milhares de quilómetros. No entanto, a língua continua a ser um problema difícil de superar. E hoje em dia, com tantas famílias globais, em que há filhos e netos a encontrar uma relação duradoura com alguém de outro país, a comunicação nas festas pode tornar-se um pouco confusa.
Mas não tem de ser assim. Neste Natal, o presente mais importante da família poderá será ser também o mais improvável: o tradutor automático Vasco Translator V4.
Imagine que uma jovem portuguesa emigrou para a Alemanha e vem a casa nesta época com o namorado que é alemão. É possível que os irmãos consigam falar com o jovem em inglês, mas o mesmo não acontece com a restante família. E nem sequer vão ser capazes de pronunciar “guten morgen” (que significa bom dia, em alemão).
Com este tradutor instantâneo isso não será um problema. Cada um poderá falar na sua língua natural, com uma tradução simultânea para que todos se entendam — mesmo no meio da azáfama animada das refeições natalícias. E quem diz alemão, diz outra língua qualquer.
É que este dispositivo consegue traduzir 82 idiomas de voz, 112 em imagens e 96 em texto. Outra boa surpresa é que não vai ouvir aquele áudio robótico. A marca teve o cuidado de selecionar falantes nativos, para criar um sotaque o mais próximo possível da realidade. A precisão de pronúncia está nos 96 por cento, o que garante que vai evitar quaisquer mal entendidos. Afinal, estes podem acontecer numa conversa familiar, mas também numa viagem num país distante e culturalmente diferente.
Mesmo aí, nada tema. Este tradutor automático também permite poupar a bateria do telemóvel. Com um cartão SIM incorporado, oferece Internet gratuita, ilimitada e vitalícia para traduzir tudo o que necessitar em quase 200 países. Seja uma conversa, texto ou imagens. Esta funcionalidade vai especialmente útil para entender o menu de um restaurante, os percursos de transportes públicos ou até reuniões corporativas. Graças ao Vasco Translator V4, vai poder relacionar-se com 90 por cento da população mundial.
“Queremos quebrar as barreiras linguísticas que possam existir em qualquer situação. A ideia é simplificar relações em qualquer lugar, ajudar as pessoas a relaxar nestes contextos”, adianta João Fernandes, country manager da Vasco Electronics Portugal.
O melhor ajudante na tradução — seja de férias ou em trabalho
Até para as empresas este pequeno dispositivo — semelhante a um smartphone — pode ser muito útil. Caso esteja uma reunião ou entrevista em que um dos participantes fale numa língua que não compreende, o tradutor vai gravar, traduzir e transcrever o que o interlocutor disser e enviar o texto para o email. Assim, terá acesso ao que a outra pessoa disse no formato escrito e já na língua que compreende, poupando horas de transcrição e tradução.
Se quiser ir ainda mais além, até é possível optar por aprender uma língua com a Learning App incluída no dispositivo. Neste caso, existem 28 idiomas que pode praticar sem precisar de mais nada.
Com botões físicos, além do ecrã tátil, usar o Vasco Translator V4 é super intuitivo e pode fazê-o logo a partir do momento em que o tira da caixa — sem sincronizações ou complicações. A bateria tem uma duração máxima de cinco dias, consoante a utilização.
A durabilidade é outra das suas maiores qualidades. O aparelho é resistência a quedas e até ao pó e salpicos, para garantir que todos os aventureiros não ficam sem esta ajuda preciosa nos lugares mais remotos.
A desenvolver dispositivos móveis de tradução desde 2008, a Vasco Electronics nunca desvaloriza o design dos produtos. A marca polaca disponibiliza o tradutor automático em cinco cores: Black Onyx, Pearl White, Stone Gray, Cobalt Blue, Ruby Red.
Está à venda no site da marca, pelo preço de 389€.