Lojas e marcas

O vestido favorito de Catarina Gouveia é romântico e muito sexy — foi criado por ela

A peça de linho faz parte da primeira coleção da Pura, a marca que a criadora de conteúdos acaba de lançar.
A simplicidade é a palavra de ordem.

“O vestido pode ser combinado com umas sandálias rasas ou uns ténis cool.” É assim que Catarina Gouveia descreve “Irene”, o nome que deu ao novo modelo favorito do seu guarda-roupa. A atriz, que é uma referência incontornável quando se fala em estilo de vida saudável e exercício físico, não partilha apenas novos pratos, treinos ou sapatilhas com os seus 600 mil seguidores. A moda também marca presença no seu feed.

Agora, voltou a sublinhar esta paixão ao partilhar uma fotografia a usar o modelo de linho que vai fazer parte da lista de peças que as portuguesas desejam comprar para o verão. Em poucas horas, arrecadou milhares de comentários positivos. Porém, não se trata de uma peça qualquer, mas de um desenho criado pela criadora de conteúdos no seu tecido predileto. Desta forma, partilha um pouco do seu gosto pessoal com quem acompanha as suas redes sociais.

No dia 28 de maio, a atriz de 35 anos de lançou a marca de roupa Pura, que nasce da perdição que tem por vestidos frescos e românticos. São essas as propostas que compõem a primeira coleção, pensada pela fundadora, com opções “para aqueles dias de praia com um final de tarde ao pôr do sol, seguido de um jantar romântico ou com amigos”.

O sonho de fundar a Pura era antigo, mas foi sendo adiado. No entanto, “um rasgo de coragem” levou-a a avançar. “[Tive receio] por vários motivos, mas principalmente por estar a viver a fase mais especial da minha vida: o nascimento da minha filha Esperança. Queria dedicar-me 100 por cento à maternidade, mas sem comprometer este projeto”, conta à NiT.

Com duas mangas abalonadas, dois recortes laterais e as costas totalmente abertas, o vestido “Irene” tornou-se logo o favorito de Catarina. “É provavelmente o mais versátil da coleção e posso combiná-lo com estilos diferentes de acessórios”, explica. “Se quisermos optar por umas sandálias altas, também estaremos prontas para elegância da noite.”

Catarina Gouveia
A fundadora com o vestido “Irene”.

Catarina revela ainda que, embora “estejam todos bastante equilibrados”, o vestido “Nix” tem-se destacado como o bestseller. O design curto e assimétrico, que contrasta um ombro descoberto e a manga abalonada, “favorece qualquer tipo de corpo” e funciona em vários ambientes.

Para o primeiro lançamento, a influencer contou apenas com duas cores clássicas, o preto e o branco, que garantem a intemporalidade dos designs. Em vez dos padrões, a atriz apostou em cortes femininos, elegantes e estratégicos para combinar delicadeza e feminilidade, características presentes no seu estilo diário.

“Sempre fui uma grande consumidora de fast fashion, mas as roupas nunca tinham qualidade, nem durabilidade. Logo, fazia compras mais frequentes. Quero que a Pura tenha o propósito de oferecer propostas que marquem presença nos nossos armários durante vários anos.”

Quando começou a fazer os esboços, soube logo que queria começar pela peça mais indispensável no seu guarda. Além de nunca deixar de ser tendência, os vestidos têm vantagens como “o facto de ser muito prático usar uma só peça, que pode ser combinada com acessórios diferentes” desde os contextos mais formais aos informais.

A linha é integralmente produzida numa fábrica no norte do País, com uma equipa que integra mais de 30 mulheres. O linho, “cuidadosamente selecionado”, é transformado no resultado idealizado ao pormenor pela atriz.

“Por enquanto, estamos focados em prestar uma boa experiência de consumo online”, conclui. Precisamente para se focar nas necessidades das clientes, a abertura de um showroom ou de uma loja física ainda não faz parte dos planos imediatos de Catarina Gouveia.

Pode comprar os vestidos da primeira coleção da Pura no site da marca. Carregue na galeria para conhecer todas as peças, com valores entre os 165€ e os 235€.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT