Mais do que uma oportunidade de negócio, a maquilhagem continua a ser um outlet criativo para muitas pessoas. Para a portuguesa Joana Shino, de 33 anos, as paletas de sombras e os pincéis sempre foram ferramentas terapêuticas para se expressar e tornar visível, sobre a pele, todo o imaginário interior — mesmo o mais bizarro — que surge da sua forma de ver o mundo. O passo mais natural foi transportar esta paixão para a sua própria marca de cosméticos.
A criativa nunca quis ser maquilhadora, mas isso não a impediu de lançar a Odd Beauty, que foi apresentada ao mundo no dia 25 de novembro. A notícia foi bem-recebida pelos milhares de pessoas que acompanham as produções da criadora de conteúdos, que já soma 20 mil seguidores no Instagram e mais de 230 mil no TikTok. É nas redes sociais que concentra o seu principal portefólio.
“Comecei a maquilhar-me na adolescência, por volta dos 13 anos, mas nunca fiz algo refinado. Sempre fui a miúda com a maquilhagem esquisita”, conta Joana à NiT. Porém, apesar do visual alternativo e com um toque sombrio, sempre foi incentivada a continuar: “Tive a sorte de estar num contexto em que era aceite na escola, [o visual] nunca foi visto como algo negativo”.
Ao aperfeiçoar a técnica, a lisboeta seguiu por um caminho mais experimental. Gostava de explorar o seu lado mais artístico, com efeitos especiais. Por estar tão ligada a uma beleza fora do convencional, sentiu que o seu lugar não passava por trabalhos enquanto maquilhadora profissional.
“Não segui formação na área, nem adorei a ideia, porque a indústria é muito focada em trabalhos glam e tradicionais. Eu gosto de algo menos comercial”, diz. Além disso, como somava vários interesses, foi conciliando um percurso enquanto ilustradora com trabalhos de maquilhagem em regime freelancer.
Contra todas as expetativas
A marca, que Joana descreve como um “one-woman show” — já que foi ela que desenvolveu toda a identidade visual da mesma — não podia ter outro nome. O anglicismo “Odd”, que faz referência ao ser-se estranho representa um pouco da personalidade de Joana. “Surge pela capacidade de ver beleza nas coisas invulgares e na diferença, mesmo que seja against all odds”, ou seja, contra todas as expetativas.
Quando começou a pensar criar um negócio próprio, uma ideia que esteve sempre presente, sabia que queria uma alternativa criativa à beleza tradicional. “Estamos cansados do mesmo género de maquilhagem e sentia que faltava algo no mercado que destoasse do mais comum”, explica. Porém, o conceito não saiu imediamente do papel por sentir que era impossível.
Durante a pandemia, teve tempo para refletir e começou a pensar a sério na Odd Beauty. Durante os confinamentos ganhou mais seguidores e sentiu-se incentivada. “Quando estávamos fechados ganhei um público fiel graças ao TikTok”, conta, apesar de produzir conteúdos de maquilhagem desde 2015. Em 2016, até ganhou o prémio de Beauty Vlogger portuguesa do ano.
Mais recentemente, tem andado a explorar outros conteúdos que não têm nada a ver com maquilhagem — experimenta comida. Apesar disso, as pessoas recordam-se sempre das produções visuais que usa em cada vídeo. Mesmo que não sejam o foco de determinado vídeo, ninguém fica indiferente aos looks irreverentes de Joana.
O desejo da marca passa, essencialmente, por provocar sensações nas pessoas, objetivo de que não se priva. “Todas!”, responde assertivamente, sobre as clientes a conquistar. Apesar do foco ser mais experimental, “é adaptável”. “Nas primeiras amostras, pedi a pessoas de espectros completamente diferentes para darem o feedback e podem ser usados de forma mais subtil ou bizarra”, destaca.
O produto de estreia, o gel multicromado Shiny & Chrome Eye Jelly, pode ser utilizado em qualquer parte do rosto, mas sobretudo nas pálpebras olhos. O brilho alia-se a pigmentos fortes, como o rosa, o laranja, o roxo e o verde. A criativa sublinha que “não há regras” sobre como o aplicar, “desde que as pessoas se divirtam”. E acrescenta: “Gosto de usar um lápis de olhos nos lábios e vice-versa”.
O lançamento foi recebido de forma tão positiva que, na primeira semana, Joana esgotou todo o stock disponível. Neste momento, está a tentar reabastecer a oferta e, ao mesmo tempo, a pensar em mais ideias: “Para o ano, vou lançar outro produto, estou na fase de testes, porque não venderia nada que eu própria não usasse”, conclui.
Os quatro pigmentos do primeiro lançamento da Odd Beauty custam 14,99€ cada, mas pode comprá-lo em pack por 49,99€. Neste momento, estão esgotados no site da marca, mas voltarão a estar disponíveis em breve.
Carregue na galeria para conhecer as opções, assim como alguns dos visuais mais marcantes de Joana Shino.