Quando duas amigas de Rita Vaz da Silva estavam prestes a ser mães, a empreendedora foi assolada por uma hesitação comum a muitas outras pessoas na mesma situação. Queria oferecer-lhes um presente especial, mas não sabia exatamente o quê, nem para quem: para as mamãs ou para os bebés?
Na altura, em plena pandemia e com tudo fechado, o problema era ainda mais difícil resolver. Como não podia sair de casa, e “era tudo muito impessoal”, decidiu encomendar vários artigos e preparou duas caixas. Criadas consoante o gosto de cada uma, enviou-as com uma nota personalizada.
Aos poucos, começou a perceber que muita gente se deparava com a mesma questão e decidiu criar a Oh My Baby Box. O negócio cria caixas surpresa e personalizadas para cada cliente, com roupas e acessórios para bebés dos zero aos seis meses. Podem ser oferecidos a futuros pais, ou adquiridos pelas próprias grávidas.
Devido à formação em design de moda, Rita esteve sempre ligada ao vestuário. Contudo, nunca prestou atenção às propostas infantis. “Apaixonei-me pelo universo da roupa para os mais pequenos quando a minha filha nasceu, em 2019. Antes, nem sabia quais eram os essenciais de um bebé”, conta à NiT a fundadora, de 34 anos.
Prende-chuchas, rocas, peluches tricotados, mantas, fraldas, bodies, fofos, casacos, mantas, fraldas ou tapa-fraldas são algumas das opções que pode incluir nas boxes. A caixa pode ter apenas uma peça ou como uma combinação de várias propostas. “Não há limite relativamente à quantidade”, explica.
Outro dos objetos mais procurados são as chamadas milestones, ou seja, pequenas placas de madeira onde os pais podem gravar detalhes como a data de nascimento do bebé, o peso, a altura, entre outras informações.
As opções são várias, mas os artigos seguem todos um estilo simples e minimalista, reflexo do gosto pessoal de Rita. “Não há laços, fitas ou golas. É tudo muito neutro”, explica, acrescentando que opta sempre pelo algodão como matéria-prima principal das peças e dos acessórios. Os padrões são todos idealizados pela designer.
Uma das novidades da marca são os conjuntos de maternidade, uma linha que estreou em julho. Estas caixas XL incluem sempre mimos para as mulheres — como um elástico com o mesmo padrão de um gorro, por exemplo. A ideia surgiu quando começou a ter muitos pedidos de clientes que queriam comprar uma caixa com a primeira roupa do bebé para oferecerem às futuras mamãs.
Em todas as categorias, a caixa é 100 por cento personalizável. Através da plataforma online, os interessados escolhem os produtos todos que querem colocar dentro da sua box, um a um. No final, a pessoa recebe o orçamento e é criado um link para efetuar a compra deste serviço, que Rita pretende alargar.
Depois da fundadora criar os desenhos, as peça de roupa e os acessórios são produzidos em fábricas no norte do País. O resto das propostas são adquiridas a fornecedores nacionais, mas o objetivo é focar o projeto numa oferta própria e, sobretudo, evitar colaborações com marcas.
A nível do packaging, os artigos vêm todos numa caixa de cartão e dobrados de forma cuidada. “Assim, a pessoa vê logo tudo e é mais bonito do que se estivessem todos empacotados em sacos”, esclarece, sobre a política de não usar plástico em nenhum momento do envio.
Sobre alargar os itens a mais idades, explica, não está nos planos. “Já tive peças até aos 18 meses, mas os clientes associam-nos aos recém-nascidos. Procuram-nos para oferecer num chá de bebé ou após o nascimento, na primeira visita. Depois disso, já não faz sentido”, conclui.
Neste momento, encontra dezenas de opções no site da Oh My Baby Box, com preços entre os 29,90€ e os 125,90€. Carregue na galeria para ver algumas das mais vendidas.