Lojas e marcas

Ohana Market regressa ao Porto em 2024 com mais de 20 edições

De fevereiro a dezembro, o evento continuará a encher a Praça das Cardosas com propostas locais do vestuário à decoração.
Vêm aí muitos dias de compras.

Em 2023, as primas Catarina Ribeiro e Margarida Miranda decidiram criar um evento para toda a família, algo que elas próprias gostariam de visitar. Foi assim que nasceu o Ohana Market, um mercadinho, que apostasse na divulgação de pequenas marcas e produtores nacionais que se distinguissem pela sua originalidade, pelas preocupações ambientais, pela sua visão das tendências e que permitisse ter acesso a produtos e marcas novas para todas as idades.

Na passada segunda-feira, 12 de fevereiro, a organização do evento anunciou as datas para 2024, esperando-se cerca de 23 edições ao longo do ano. De fevereiro a dezembro, a Praça das Cardosas, localizada perto da Gare de São Bento, receberá marcas nacionais, com produtos para toda a família, desde a bijuteria à roupa de miúdo, da decoração aos acessórios de moda. São muitos os achados, que os visitantes vão poder encontrar neste evento que já conquistou as famílias e que, agora, se torna no primeiro mercado a ter um podcast, com o lançamento do Conversas d’Ohana marcado para 7 de fevereiro.

“Com este podcast queremos dar destaque às várias marcas, produtores e artesãos com quem temos o privilégio de trabalhar no Ohana Market. São histórias e projetos extraordinários, de pessoas muito talentosas que criam produtos únicos e que merecem ser conhecidos”, explica à NiT, Catarina Ribeiro, cofundadora do mercado.

O podcast é produzido com a ajuda da Escola Portuguesa de Podcasting, onde as fundadoras do projeto conversarão com marcas e produtores, para partilhar a história e as ideias por detrás das suas marcas. Cada novo episódio será lançado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.

“O Ohana Market é muito mais do que um mercado ou um evento.  É um conjunto de histórias, de paixões, de talentos e de projetos de vida de várias dezenas de pessoas, que merecem ser contadas, explicadas, ouvidas e sentidas. E o podcast é, sem dúvida, o veículo ideal para transmitir tudo isto. É a ferramenta certa para dar voz aos seus bastidores, às pessoas que o criaram e a uma série de empreendedores e empreendedoras, cujo percurso faz com que este evento seja uma experiência a não perder”, começa por explicar Liliana Marques, fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting.

A empresária ainda acrescenta: “É igualmente uma forma de o Ohana Market chegar ainda mais longe e, a partir do Porto, onde o mesmo se realiza, chegar a todas as partes do País e do mundo, de modo a afirmar-se como um evento de referência e a não perder como um belo destino e programa de visita”.

O podcast servirá ainda para partilhar, mais perto da data, todos os pormenores e dinâmicas que vão decorrer em cada edição do mercado. Além de todos os pontos em comum em cada Ohana Market, há sempre um programa pensado para cada data, que concilia a época do ano com atividades alusivas, como workshops, música, animação e muitas outras surpresas.

Ohana é um conceito da cultura havaiana, que significa família e conexão. Este propósito aplica-se não só aos visitantes dos mercadinhos, mas também à comunidade que o organiza. Assim, nasce o podcast como um canal de partilha de histórias, vitórias e muitas aventuras reais, que todos poderão conhecer presencialmente nas Praça das Cardosas ou nas plataformas de streaming habituais no Conversas d’Ohana.

Espreite na lista abaixo as datas confirmadas do mercado para 2024, a decorrer sempre na Praça das Cardosas, próxima da estação de metro de São Bento.

Fevereiro — de 23 a 25

Março — de 15 a 17 e de 28 a 30

Abril — de 12 a 14 e de 27 a 30

Maio — de 1 a 5 e de 24 a 26

Junho — de 14 a 16, de 21 a 23 e de 28 a 30

Julho — de 5 a 7 e de 12 a 14

Agosto — de 2 a 4 e de 23 a 25

Setembro — de 6 a 8, de 20 a 22 e de 27 a 29

Outubro — de 11 a 13 e de 25 a 27

Novembro — de 31/10 a 3/11 e de 22 a 24

Dezembro — 22 a 24

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT