João Vinagre teve sempre o sonho de poder trabalhar ao lado dos cães. O ribatejano chegou a viver no Reino Unido e em Nova Iorque, mas a área à qual dedicou parte da sua vida, a financeira, não permitia a presença dos seus dois Mini Schnauzers. Quando regressou a Portugal, decidiu seguir em frente com um negócio onde pudesse aproveitar o dia a dia ao lado dos companheiros.
“Sempre foi do meu interesse desenvolver um projeto ligado aos cães, ao bem-estar animal e, sobretudo, onde pudesse estar mais tempo com os meus cães e partilhar o dia a dia com eles”, começa por contar à PiT João, 54 anos. “Eu trabalhava na banca e hoje em dia, provavelmente já mudou ligeiramente, mas na altura era impensável sequer termos animais de estimação no local de trabalho.”
A OhMyDog&Co surgiu como uma loja online em agosto de 2024 e em novembro, abriu um quiosque no centro cultural 8 Marvila, em Lisboa. Além de passar tempo com os seus cães, o foco do empresário é oferecer aos tutores produtos “sustentáveis e duráveis” provenientes de algumas das melhores marcas existentes no mercado animal em todo o mundo.
“Quando me mudei para Portugal, já tinha a vontade de criar um projeto desse género e decidi que apesar de já ter um cão, teria que ter, no fundo, a experiência de entender na prática o que é que é ter um cão em Portugal”, explica, acrescentando que o seu cão mais velho, Brooklyn, foi criado em Nova Iorque. “Era importante ter um cachorro desde o início, acompanhá-lo no seu crescimento e perceber que tipo de serviços e produtos existiam na altura disponíveis para um cão no País.”
Foi a partir da chegada e da criação de Zé, o seu Mini Schnauzer mais novo, que João começou a organizar o próprio negócio. E desde o início, o projeto tem uma vertente indispensável: a social. Desde o início, o fundador da OhMyDog&Co queria que o projeto oferecesse os melhores e mais sustentáveis produtos no mercado, mas também ajudasse os milhares de cães em perigo em Portugal.
“Mesmo em Nova Iorque, sentia a dificuldade de encontrar num só sítio produtos que fossem seguros, sustentáveis, esteticamente apelativos e duráveis para os cães”, recorda. “Aquilo que eu tinha acesso na altura era muito, no fundo, aquele produto normal de uma pet shop feita na China onde não se sabe minimamente qual é que é a qualidade dos materiais ou a proveniência e origem do fabrico.”
Quer ajudar cães em situações de risco
Foi durante a pandemia de Covid-19 que João Vinagre começou a dedicar-se à OhMyDog&Co. Nesta altura, com o tempo livre que tinha, pesquisava as melhores marcas no mercado pet em todo o mundo e entrava em contacto com os seus responsáveis. “O que nós fizemos foi basicamente uma espécie de inquérito individual a cada uma das marcas, desde internacionais completamente estabelecidas a emergentes, nacionais e internacionais”, recorda.
O fundador acrescenta: “O nosso critério de seleção obedecia, fundamentalmente, a três pontos: os produtos tinham que ter em conta o bem-estar do cão, era importante que as marcas tivessem uma política de responsabilidade social comprovada, desde apoiarem refúgios a garantirem que os produtos e os materiais que utilizam são sustentáveis, e por fim, a questão da exclusividade.”
Nesta altura, recorda-se que falou com dezenas de representantes e no fim, fez uma lista com as melhores escolhas para vender na OhMyDog&Co. “O que apresentamos aos nossos clientes é uma curadoria de produtos lifestyle que achamos que são, sem dúvida nenhuma, os melhores produtos de cada uma dessas marcas”, diz. “Também há a questão da durabilidade. Para nós é muito importante que os produtos que selecionamos e apresentamos durem quase uma vida inteira.”
Para o seu primeiro ano, a OhMyDog&Co pretende doar parte das suas receitas (um por cento de cada venda) à União Para a Protecção dos Animais (UPPA). “O objetivo inicial era selecionar uma associação por mês, mas em termos de logística é impossível. Então, o que vamos fazer é apoiar uma associação anualmente”, explica. “Para nós, é muito importante que a associação seja credível e que também permita verificar e reportar os resultados da nossa ajuda.”
Pode conhecer todos os produtos e marcas disponíveis na OhMyDog&Co através do site do projeto. Algumas propostas estão à venda no quiosque no centro cultural pet friendly 8 Marvila. Os valores vão desde os 5€ até aos 400€.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre o espaço e conhecer algumas marcas que pode lá encontrar.