Sempre que pensamos numa loja de roupa, imaginamos um espaço onde escolhemos uma, duas ou mais peças de roupa que experimentamos, depois pagamos na caixa e levamos para casa. Esta regra aplica-se em todo o tipo de comercialização de vestuário — quer nos pontos de venda das mais variadas marcas, quer em locais com peças em segunda mão. Acontece em todas, mas não na nova loja que abriu no Porto, a O’Kilo.
O objetivo deste espaço, fundado por Sébastien, um empresário francês de 45 anos — que até à data apenas tinha trabalhado nas áreas do marketing digital e da exportação têxtil —, é o de promover um estilo de vida mais sustentável através de artigos que, por serem vintage, se tornam exclusivos.
“Decidimos adotar o conceito de venda de roupa ao quilo porque queríamos abordar questões que consideramos importantes: o facto de ser uma loja em segunda mão, e, portanto, todos os artigos são únicos, e também a questão da sustentabilidade” começa por explicar Rita Seixas, responsável de comunicação da loja. “As peças são como fossem novas, no entanto, os recursos já foram utilizados, e agora não já não é preciso produzir, nem poluir mais”, acrescenta.
A nova loja tem cerca de 500 metros quadrados, que se dividem ao longo de dois andares. E, ao contrário que acontece nos restantes locais de venda de vestuário — como já foi referido—, a roupa não é vendida à peça, mas sim ao quilo. Ou seja, basicamente o que acontece é: escolhe aquilo que quer levar, pesa, e paga no final. O preço é apenas um e vale para todas as peças: 10€ ao quilo.
A experiência de compra é, sem sombra de dúvida, o elemento mais interessante do processo. “As pessoas entram, e é engraçado porque começam à procura daquela peça com que mais se identificam e depois dão de caras com as várias balanças que estão dispersas pela loja. Nesse momento, podem logo pesar roupa e ficam imediatamente a saber o valor que vão pagar no final”, conta Seixas.
Esta não é a primeira loja deste tipo em Portugal, como a própria afirma: “Sabemos que em Lisboa já existe uma loja com este conceito que é a Flamingos Vintage Kilo e quisemos trazê-lo também aqui para o Porto, e apresentar uma experiência de compra diferente às pessoas”, explica a empreendedora.
O espaço abriu portas a 11 de dezembro no topo da popular e emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, e pode ser visitado durante todos os dias da semana. Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a O’Kilo.