Lojas e marcas

O’Kilo: a nova loja que chegou ao Porto para vender roupa a peso

Um conceito diferente daquele a que estamos acostumados, mas que conquista cada vez mais clientes.
Um espaço com um conceito diferente.

Sempre que pensamos numa loja de roupa, imaginamos um espaço onde escolhemos uma, duas ou mais peças de roupa que experimentamos, depois pagamos na caixa e levamos para casa. Esta regra aplica-se em todo o tipo de comercialização de vestuário — quer nos pontos de venda das mais variadas marcas, quer em locais com peças em segunda mão. Acontece em todas, mas não na nova loja que abriu no Porto, a O’Kilo.

O objetivo deste espaço, fundado por Sébastien, um empresário francês de 45 anos — que até à data apenas tinha trabalhado nas áreas do marketing digital e da exportação têxtil —, é o de promover um estilo de vida mais sustentável através de artigos que, por serem vintage, se tornam exclusivos.

“Decidimos adotar o conceito de venda de roupa ao quilo porque queríamos abordar questões que consideramos importantes: o facto de ser uma loja em segunda mão, e, portanto, todos os artigos são únicos, e também a questão da sustentabilidade” começa por explicar Rita Seixas, responsável de comunicação da loja. “As peças são como fossem novas, no entanto, os recursos já foram utilizados, e agora não já não é preciso produzir, nem poluir mais”, acrescenta. 

A nova loja tem cerca de 500 metros quadrados, que se dividem ao longo de dois andares. E, ao contrário que acontece nos restantes locais de venda de vestuário — como já foi referido—, a roupa não é vendida à peça, mas sim ao quilo. Ou seja, basicamente o que acontece é: escolhe aquilo que quer levar, pesa, e paga no final. O preço é apenas um e vale para todas as peças: 10€ ao quilo.

A experiência de compra é, sem sombra de dúvida, o elemento mais interessante do processo. “As pessoas entram, e é engraçado porque começam à procura daquela peça com que mais se identificam e depois dão de caras com as várias balanças que estão dispersas pela loja. Nesse momento, podem logo pesar roupa e ficam imediatamente a saber o valor que vão pagar no final”, conta Seixas.

Esta não é a primeira loja deste tipo em Portugal, como a própria afirma: “Sabemos que em Lisboa já existe uma loja com este conceito que é a Flamingos Vintage Kilo e quisemos trazê-lo também aqui para o Porto, e apresentar uma experiência de compra diferente às pessoas”, explica a empreendedora.

O espaço abriu portas a 11 de dezembro no topo da popular e emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, e pode ser visitado durante todos os dias da semana. Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a O’Kilo.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Santa Catarina, 601/605
    4000-453 Porto
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a sexta-feira das 10h às 20h30
  • Sábado das 10h às 19h
  • Domingo das 10h às 16h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT