Foi em agosto de 2023 que surgiram as primeiras publicações virais sobre o “maior armazém de louças portuguesas vendidas ao peso”. Nas redes sociais, elogiavam-se as propostas de cerâmica “diferentes”, “sem defeitos” e “muito variadas” da Òkilo, na altura ainda designada de Cakus Outlet.
Após o sucesso do primeiro espaço físico, a marca expandiu-se pelo País — com a abertura de espaços na Grande Lisboa, em julho, e no Algarve, em novembro — com milhares de pessoas a percorrer quilómetros para encontrar a vasta oferta.
Quando os fundadores se separaram, e após alguns problemas com o registo do nome da marca, surgiu a necessidade de um rebranding. A empresa passou a ser reconhecida como ÒKilo e, com esta nova identidade, surge também um novo conceito de loja recém-chegada à capital.
O novo ponto de venda abre este sábado, 22 de março. Trata-se de um armazém novo, maior e mais perto do centro de Lisboa, localizado no no número 1 da Rua John Stoop, em Loures, substituindo o espaço em Alverca. O que não muda é que todos os artigos são vendidos ao peso e têm um preço único de 3,50€ por quilo.
“O nosso objetivo é manter a qualidade e os preços acessíveis, mas oferecer um espaço premium aos clientes”, explica à NiT o dono da Òkilo em Loures, Carlos Santos, que se juntou a convite de Pedro Silva, um dos fundadores do conceito. “Queremos que as pessoas entrem no mundo da cerâmica.”
Com cerca de mil metros quadrados, a loja conta ainda com maior diversidade de produtos, fruto da parceria com novas fábricas de louça portuguesa. “A partir de agora, cada loja vai ter, no mínimo, 500 metros quadrados e muitos corredores cheios de louça”, acrescenta.
Uma das poucas exceções são as chávenas de café — que não são vendidas ao quilo. “Só 10 por cento é que é vendido à unidade”, refere o proprietário, sublinhando que “são artigos de primeira e sem defeito”. No caso dos copos mais pequenos são personalizados e cada um está disponível por 2€.
Com o objetivo de ter mais diversidade, como os típicos porcos de terracotta, até então indisponíveis, a empresa está também em processo de desenvolvimento de uma marca própria. “Estamos a trabalhar com as fábricas para oferecer algo sempre mais barato tendo em conta a qualidade máxima.”

Se, em Alverca, recebiam entre 3.500 a 4.000 pessoas por mês, o objetivo dos empresários é multiplicar este número. Para isso, passaram de um balcão com duas caixas, como acontecia no espaço anterior, para dois balcões com quatro caixas na morada em Loures.
Apesar da mudança, o conceito mantém-se semelhante: tem à disposição travessas, tigelas, copos, canecas, entre outros. São artigos “que estão no topo mundial em termos de qualidade” e cujo preço de venda original é muito superior. Muitas das propostas são oriundas de fábricas com produções muito grandes e que têm dificuldade em escoar produtos com defeitos imperceptíveis.
Outra das novidades é que, para esta loja, a Òkilo desenvolveu uma parceria com a Nespresso, além de passar a incluir uma vending machine e vários sofás onde as pessoas se podem sentar a beber café. Além disso, há um espaço designado apenas para os miúdos se entreterem.
“A nossa estatística indica que 85 por cento do nosso público são mulheres, então estamos focados em oferecer-lhes a melhor experiência possível. Queremos que tenham tudo o que é preciso para serem felizes, satisfazer todas as necessidades e que os maridos e filhos também possam vir”, afirma Carlos.
A experiência premium passa ainda pela decoração da loja, cujo chão de betão foi pintado “para ficar liso e trazer mais requinte”, explica. Este espaço reflete ainda a intenção da Òkilo de ter um armazém em todos os pontos de venda e um espaço com lettering que identifique a morada.
A zona da capital foi a primeira a receber o novo conceito, mas a renovação vai chegar aos outros dois espaços de norte a sul do País, começando por Esposende, com a mudança prevista para junho. No caso do Algarve, ainda estão à procura de uma morada. “O objetivo é que as lojas sejam todas iguais para qualquer cliente identificar logo a nossa identidade.”
“Queremos que todas as lojas tenham duas horas de distância entre si”, conclui. Atualmente, a Òkilo recebe pessoas vindas de todas as regiões de Portugal, que aparecem de propósito para conhecer a louça.
Carregue na galeria para ver exemplos de algumas das peças que pode encontrar no novo armazém da Òkilo.