Lojas e marcas

Olive Studio: a marca de cerâmica da influencer Sofia Oliveira com peças feitas à mão

A criadora de conteúdos cria peças que dão vida a qualquer divisão da casa, mas o primeiro lançamento é dedicado à natureza.

Sofia Oliveira, autora do canal de Youtube “By Sofia Oliveira”, é atualmente uma das maiores influencers nacionais, contando já com mais de 111 mil seguidores no Instagram. Começou a apostar na sua presença digital em 2019 e, desde então, têm conquistado cada vez mais portugueses com conteúdo baseado no conceito de slow living. No dia 25 de setembro, lançou a sua própria marca de lifestyle, focada em criações de cerâmica.

“ESempre fui a menina dos trabalhos manuais. No início do meu canal, comecei por mostrar como fazer decorações para a casa de raiz”, conta a jovem de 20 anos à NiT. Considerada aluada, é a sua personalidade que mistura o sentido de humor e uma certa inocência que colocou muitas portuguesas a assistir às suas invenções.

Os conteúdos que produz para as redes sociais levaram-na a criar um público que se revê nestas propostas. Ao publicar os primeiros vídeos, teve logo a ideia de ter um projeto seu, sobretudo quando os subscritores elogiavam a sua inclinação para o DIY (ou do it yourself). Fazia tábuas de madeira com frases gravadas e ensinava a recriar peças de decoração de luxo, por exemplo.

Durante a pandemia, à semelhança de muitos outros criativos, colocou o seu engenho em prática. Começou a dedicar-se cada vez mais às cerâmicas feitas à mão e a pesquisar sobre esta forma de arte: “O meu namorado ouvia-me a falar sobre o assunto e, no ano passado, no meu aniversário, ofereceu-me um workshop. Foi a minha primeira experiência com o barro e apaixonei-me”.

Com aulas mais sérias, desenvolveu a ideia de lançar um projeto com as cerâmicas artesanais que criava com cada vez mais facilidade. Começou por pensar nas canecas, “algo que transmite conforto”, mas começou a testar outros modelos — como uma manteigueira ou uma jarra.

Nesta fase, já se destacavam os padrões florais que se tornaram na sua assinatura, com designs que usam tonalidades que combinam os azuis mais claros, os laranjas e os tons de creme. A partir desta seleção, pretende explorar outros padrões e tons: “Gosto de brincar com as cores e sempre me considerei uma pessoa criativa, uma pequena artista”, revela.

“No início, a marca era para ser apenas constituída por cerâmicas, feitas por mim. Mas quis trazer algo diferente para sentir que tenho algo novo a acrescentar. Em todos os lançamentos, vai haver um produto principal que te remete para uma experiência”, revela. Na primeira coleção, lançou um kit de piquenique com todas as peças de cerâmica dentro de um cesto.

Os produtos da marca adaptam-se, por isso, a atividades fora ou dentro de casa, criando momentos especiais que não excluem o ambiente natural. O próprio nome do projeto, Olive (azeitona, em português) vem da árvore oliveira. Além de ser o apelido da empreendedora, remete para os elementos da natureza e é um símbolo de sabedoria.

Uma vez que não sabia trabalhar com vime, arranjou com fornecedores para lhe fazerem a cesta. É um trabalho de equipa com artesãos portugueses, baseados em Braga. Para a produção ser mais rápida, foram também feitos moldes com o apoio do atelier Nü Coworking, no Porto, a terra-natal da criadora de conteúdos.

Meraki. É esta a pequena palavra e conceito que define os contornos do projeto. A palavra grega significa fazer algo com alma, criatividade e amor. Sofia explica: “Sempre conheci o termo e identifico-me com ele. Passa pela ideia de colocar sempre um pouco de ti em algo, sentires que é único”. É este o principal pilar de um projeto que não desenvolve sozinha, mas que representa a sua individualidade.

Pode conhecer o primeiro lançamento da Olive Studio, o kit de piquenique, no site da marca. A cesta de vime com várias peças de cerâmica custa 150€. Nas próximas semanas, Sofia vai lançar outros artigos que os clientes podem comprar as peças à unidade.

Carregue na galeria para ver as criações da empreendedora que já pode adquirir e usar nos seus próximos piqueniques — com ou sem companhia.

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