Lojas e marcas

Os atletas olímpicos portugueses que brilharam no editorial mais original da Decenio

A marca também criou os uniformes oficiais que foram usados nas cerimónias formais dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Ficou espetacular.

A melhor participação portuguesa nos Jogos Olímpicos aconteceu precisamente em Tóquio, nesta edição de 2020 (ou 2021, para sermos mais precisos) que terminou no passado dia 8 de agosto. Quatro medalhas olímpicas e 15 diplomas – foi assim que Portugal fez história na Ásia.

Ainda antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio começarem, a Decenio desafiou os atletas portugueses a vestirem peças da coleção de primavera e verão 2021 em cenários de treino onde estão habituados a passar muito tempo. O resultado foi um editorial de moda super original que contou com a presença de Emanuel Silva, um dos melhores canoístas portugueses de sempre; Evelise Veiga, uma atleta de excelência; Rui Silva, da equipa portuguesa de andebol; e Tamila Holub, nadadora profissional.

Entre as várias peças que os atletas portugueses vestiram para esta campanha, destacam-se os vestidos, as blusas, os blazers, as saias, os polos e as T-shirts e os fatos completos. Evelise Veiga, por exemplo, vestiu este vestido comprido estampado, um blazer e calças chino, e esta saia com pregas branca. Já Tamila Holub posou junto a uma piscina com este vestido estampado geométrico, esta blusa 100% linho e este vestido evasé 100% algodão.

Nos seus locais favoritos.

O jogador de andebol Rui Silva também se preparou para os Jogos Olímpicos com a Decenio. No editorial de moda da marca portuguesa pousou com este blazer slim fit em algodão e linho, esta sweatshirt em malha, este polo piqué e este fato regular fit. Já Emanuel Silva vestiu este polo piqué bicolor, este blazer em algodão e linho, este blazer regular fit de linho e esta T-shirt com logótipo num cenário que já conhece tão bem – numa canoa e dentro de água.

Os uniformes da equipa olímpica portuguesa em Tóquio

Em cerimónias de abertura e encerramento do evento, subidas aos pódios, momentos formais de apresentação ou ocasiões mais informais dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os 92 atletas portugueses vestiram uniformes únicos, desenhados pela Decenio. A marca portuguesa inspirou-se na história de Portugal e na ligação ao Japão para criar peças confortáveis e elegantes, bem ao estilo da Decenio, em tons azul e marinho, inspirado nas cores da primeira bandeira portuguesa.

As peças tinham silhuetas simples mas com acabamentos e pormenores arrojados, que fizeram parte de uma visão sustentável do processo de desenho e produção de todas as peças 100 por cento feitas em Portugal. Entre as 30 peças de vestuário, acessórios e calçado, havia vestidos, palas, malas, lenços, calções, bomber jackets, calças, sapatilhas, T-shirts e pólos.

Em todas foram utilizados materiais puros e pouco convencionais, como o algodão 100% orgânico. As redes utilizadas no bomber jacket, por exemplo, representaram as viagens marítimas da época dos Descobrimentos e funcionaram como um amuleto de sorte para os atletas portugueses. 

A Decenio Mediterrano é uma marca clássica, no sentido moderno da palavra. Há mais de 25 anos que prova como é possível adaptar o estilo clássico ao street style. Em Portugal, a Decenio tem uma loja online, está presente em 31 lojas, no El Corte Inglés, e em 50 espaços multimarca. 

De seguida, carregue na galeria para ver as imagens do editorial de moda da Decenio, que contou com a participação especial de atletas olímpicos portugueses.

Este artigo foi escrito em parceria com a Decenio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT