Lojas e marcas

Os bucket hats mais cool são feitos à mão e tingidos com cebolas e abacates

A colaboração entre a Mosassi e a Distinto usa desperdícios de alimentares para criar chapéus e sacos em tricot.
São amigos do ambiente.

Tudo nasceu de um encontro entre duas estrangeiras que estão a viver em Lisboa. Tamara Bigot é natural de Paris; Liz Ibbet, de Londres. Não se conheciam, mas vieram as duas morar para Portugal e tornaram-se amigas da forma mais millenial possível: através do Instagram.

É que tanto Tamara como Liz decidiram durante a pandemia dedicar as suas vidas a desenvolver projetos pessoais locais, artesanais e focados na sustentabilidade. “Partilhamos os mesmos valores”, acrescenta em conversa com a NiT a parisiense, que criou a Distinto no ano passado, depois da chegada do novo coronavírus ao nosso País. No seu atelier, que funciona também com uma loja online, cria e vende peças de roupa e de decoração que são tingidas à mão usando desperdícios alimentares.

Mais ou menos na mesma altura, a londrina estava a lançar a no Instagram a Mosassi, uma marca artesanal que se dedica à criação de peças em crochet, nomeadamente chapéus e bolsas. Ambas têm 30 anos e ambas decidiram vir morar para Portugal em 2018.

Tanta sintonia só podia acabar por resultar numa colaboração. Foi Liz quem lançou o desafio a Tamara para juntarem os seus talentos e criarem uma coleção de bucket hats, chapéus e bolsas feitos pela primeira e tingidos pela segunda. É com cascas de cebola, cascas e caroços de abacate, ferro, para os tons mais escuros, e outros desperdícios de alimentos naturais que a francesa consegue dar cor às propostas.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Tamara (@distinto_lisboa)

“Cada fio de algodão é preparado para receber as tintas naturais antes de ser tingido. Assim, a cor fica no tecido”, conta Tamara. Depois do processo de tingimento dos fios, Liz cria as propostas originais, todas feitas por encomenda para evitar desperdícios.

Os produtos são 100 por cento plastic free e são entregues aos clientes num embrulho que é, na realidade, uma bolsa tie-dye única, confecionada com tecidos vintage. Todas as propostas estão à venda na loja online oficial da Distinto, com preços que variam entre os 75€, no caso das bolsas, e os 45€, no caso dos barretes. Por lá, também vai encontrar almofadas e tapeçarias de parede criadas e tingidas à mão por Tamara Bigot.

Entretanto, a francesa vai também receber quem quiser aparecer em tardes de portas abertas no seu atelier, onde vai apresentar workshops de artes têxteis e trabalhos manuais que estarão à venda. A primeira acontece já esta sexta-feira, 14 de maio, entre as 17 e as 21 horas no número 25A da Rua Casimiro Freire, na Alameda. A próxima será no dia 22 deste mês.

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas propostas da colaboração entre a Mosassi e a Distinto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT