A nova casa da Minotti tem nove enormes janelas, mas é escusado espreitar. Os segredos que a tornam numa das marcas de referência para os aficionados por design de interiores só são desvendados no interior. Lá dentro irá ver de perto os inconfundíveis sofás que se tornaram a assinatura do negócio italiano.
“O manual técnico de cada peça pode ter mais de 300 páginas, porque é um produto demasiado complexo e versátil”, explica à NiT Pedro d’Orey, um dos proprietários da QuartoSala, com Pedro Clemente. A dupla é responsável por trazer o catálogo de luxo da Minotti para Portugal.
Situado no Chiado, a poucos passos do Teatro Nacional de São Carlos, o espaço ocupa cerca de 200 metros quadrados com as principais peças da marca italiana. É a primeira flagship store da etiqueta no País, no entanto, as propostas já faziam parte do portefólio do atelier de design português desde 2019. No dia 28 de junho, a relação ganhou uma nova dimensão.
O convite ao duo nasceu de “um desenvolvimento orgânico”, acrescenta, quando se tornaram nos principais representantes da insígnia em Portugal. “Perceberam o nível de serviço e atendimento personalizados que oferecemos. Procuravam um parceiro para desenvolverem a estratégia de expansão e sentimo-nos preparados.”
Numa zona “mais recatada”, com uma fachada discreta, descobre-se um espaço marcado pelo luxo. O projeto de arquitetura, desenvolvido em colaboração pela Minotti e a Quarto Sala, resultou de um investimento de um milhão de euros. Queriam estar num local “com um ambiente histórico e caráter intemporal”, afastados dos centros comerciais.
E, apesar da Minotti ser atualmente conhecida pelos sofás, é possível elaborar um projeto apenas com peças assinadas pela etiqueta. A oferta prova isso: das mesas de centro aos aparadores, passando pelas mesas e cadeiras de jantar, móveis de apoio e até camas, desenvolvem linhas completas com tudo o que um lar necessita.
“A loja é um invólucro, um espaço de uma neutralidade absoluta que é perfeito para acolher as peças. Tudo está pensado para que os móveis sejam a estrela final”, destaca. A exposição está dividida em dois grandes ambientes, onde são mantidos os principais valores desta herança italiana.
O principal pilar da Minotti é a personalização, que pode passar por projetar serviços ou dar aconselhamento às pessoas. Mais do que propostas de mobiliário, a marca quer também “vender um serviço”. Pode comprar peças individuais, construir uma área ambientada ou um projeto total.
Assim tem sido desde que a insígnia foi fundada em 1948, em Meda, no norte de Itália. O negócio mantém-se nas mãos da família e já se encontra na terceira geração. Com mais de 56 lojas espalhadas pelo mundo, dedicadas apenas ao seu savoir faire, “é uma referência incontornável do design de excelência”, sublinha Pedro.
No novo espaço, há mais para descobrir além das coleções assinadas pelo diretor criativo da Minotti, Rodolfo Dodorni. Ali também encontrará criações de designers internacionais que colaboram com a marca, como Marcio Kogan, Studio Nendo e as duplas GamFratesi e Inoda+Sveje.
Os mais atentos vão ainda notar, que também se respira um pouco da criatividade nacional. Há três obras de arte portuguesas expostas no espaço. A enorme tapeçaria de Eduardo Nery dá cor ao espaço, e duas pinturas a óleo sobre vidro acrílico, assinadas por Gil Heitor Cortesão, tampouco passam despercebidas.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo espaço da Minotti em Portugal. As fotografias são de Gui Morelli.