O nome Marsha P. Johnson pode não lhe ser familiar. No entanto, é a grande responsável pela origem do movimento do orgulho LGBTQIA+. Mulher afro-americana e transgénero, foi ela quem atirou um tijolo contra um polícia, em 1969, nos Estados Unidos, como forma de protesto. Em junho desse ano, vários guardas invadiram um bar em Nova Iorque — o Stonewall Inn — para prenderem os clientes, maioritariamente homossexuais. Quando a ativista (e toda a comunidade) reagiu, deu-se início a uma longa caminhada de protestos, marchas e manifestações a favor da igualdade.
Hoje em dia, durante todo o mês, várias marcas decidem valorizar a data com linhas exclusivas de roupa e acessórios. Muitas optam pelas cores do arco-íris, um dos símbolos da luta, mas também transmitem a mensagem de outras formas — como a nova linha da Primark, dedicada à efeméride.
Como parte da coleção, a retalhista irlandesa apostou em seis peças de roupa de género neutro, incluindo dois tops que se destacam logo. Disponíveis entre os tamanhos 2XS e 2XL, os artigos custam 4,50€ e, em Portugal, vão estar disponíveis apenas na loja do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Ambos os desenhos se distinguem pela sua elasticidade. Ou seja, pode adaptar-se a diferentes tamanhos e formas (masculinas ou femininas) sem que abdique do conforto. Uma das razões é o facto de serem feitos de uma licra adaptável de alta qualidade.
As opções, uma delas em azul-cobato e outra em preto, com uma faixa arco-íris, são ainda muito versáteis. Por um lado, podem ser usadas como roupa interior, mas também funcionam como peça de destaque em qualquer look. Devido à sua aparência desportiva, pode usá-las para treinar ou levá-las para uma festa informal — e não faltam opções no verão.
Além desta novidade, a coleção inclui T-shirts com slogans coloridos, sweatshirts e coletes, bem como acessórios, incluindo chapéus, meias coloridas, bijuteria e crachás. A linha está disponível para adultos e miúdos com preços a partir dos 3€.
Carregue na galeria para ver todas as peças que fazem parte da coleção da Primark para o mês