Lojas e marcas

Os óculos de sol portugueses “fora da caixa” chegaram a Campo de Ourique

É o quinto ponto de venda da FORA no nosso País. O novo espaço inclui consultas gratuitas e serviços de personalização.
A decoração segue um estilo escandinavo.

Em 2010, Miguel Barral reparou num vendedor de rua com uma série de óculos nas mãos. Rapidamente percebeu que eram modelos de marcas de luxo como a Dior, Carrera ou Hugo Boss, todos eles comprados a uma empresa que faliu. Ficou com alguns e começou a vendê-los a amigos.

A verdade é que o negócio improvisado correu tão bem que deu origem a uma empresa. Desta vez, iria desenhar, criar e vender os próprios modelos. Volvidos quatro anos, juntou-se a um amigo do secundário, João Veiga, e fazia nascer a FORA Sunglasses, nome marcante para uma marca portuguesa de óculos de sol “fora do comum, fora do que já havia e fora da caixa.”

O sócio acabou por sair do projeto, mas o negócio não parou de crescer. Após a abertura de duas lojas em Lisboa entre 2017 e 2019 — no Chiado e na Baixa — e duas no Porto entre 2020 e 2021 — na Baixa e nos Clérigos —, a expansão continua com a abertura de um quinto ponto de venda, mais um na capital.

Situada no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, a nova loja da FORA em soft opening em fevereiro e oferece aos clientes um novo olhar sobre a etiqueta. Além da ampla coleção de óculos e armações, o espaço conta com consultas de optometria gratuitas e serviços completos de personalização, reparação ou montagem de lentes.

“Todas as nossas lojas estavam em zonas muito turísticas. Sentíamos que precisávamos de nos aproximar dos clientes da marca e abrir portas noutro espaço da cidade”, conta à NiT o fundador de 34 anos. “Foi uma escolha estratégica, porque nos aproxima ainda mais dos lisboetas e restantes residentes do bairro”.

Enquanto nos restantes espaços existe apenas um expositor, nesta morada optaram por colocar dois. Esta maior amostra é complementada pela zona de oficina, onde é feito o corte e a montagem, a que acresce o consultório. Todas as marcações são gratuitas, feitas online e o problema “resolve-se no espaço de uma hora.”

Um olhar sobre o espaço.

A loja foi toda pensada de raiz e a decoração remete para o design escandinavo, com com um estilo clean e minimalista em tons de branco, cinzento e amarelo torrado. Marcado por linhas geométricas e materiais como o microcimento, funciona como uma tela em branco para as propostas da marca.

Entre as novidades, está uma coleção desenvolvida em titânio e que foi lançada no final de 2023. “Estamos a inovar a nível de cores, modelos e a acompanhar as tendências”, acrescenta Miguel, reforçando que são modelos “que as pessoas podem usar agora ou daqui uma década.”

“Têm sido 10 anos de presença no mercado, com muitas aprendizagens, mais experiência e um know-how completo”, diz. “Temos o historial de todos estes anos para conseguirmos continuar a arrojar e a fazer algo diferente.”

Um dos pilares da FORA continua a ser a produção artesanal e a aposta na qualidade. A maioria dos modelos são feitos numa fábrica que fica no norte do País — cada um demora cerca de três meses —, mas alguns são feitos fora do País. “Não queremos ficar reféns de restrições a nível de inovação.”

Miguel pretende avançar com a internacionalização, através do e-commerce e da aposta na revenda em mercados lá fora. “Paralelamente a isso, estamos a consolidar a marca cá. Estamos sempre atentos a novas oportunidades para abrir outra loja”, conclui.

Todos os óculos de sol estão disponíveis no site da marca entre os 108€ e os 288€. Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Coelho da Rocha, 102B
    1350-007 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 10h às 13h e das 19h às 19h

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