Lojas e marcas

Os programas mais originais e divertidos para celebrar o Dia da Mulher

Tome nota de algumas sugestões simples e outras mais elaboradas da NiT. Pode passar o dia sozinha ou com as mulheres da sua vida.
Passe o dia com amigas

“O dia 8 de Março é o vosso dia. Em Portugal, a mulher não tem direitos. Vive subjugada. A vida para nós é cada vez mais pesada. É sobre nós que recaem os encargos familiares”. Estas são algumas das frases que se podem ler nos panfletos ilegais que foram distribuídos no Porto, em 1962.

Apesar de se considerar que em Portugal as primeiras manifestações do Dia Internacional da Mulher ocorreram em 1975, quando as Nações Unidas se envolveram também nas celebrações, 13 anos antes, muitas portuenses já tinham saído à rua em pleno Estado Novo. Muitas delas foram agredidas, mas conseguiram mesmo fazer aquilo que a polícia afirmava que não iria ser possível: protestaram e fizeram as suas vozes serem ouvidas.

60 anos depois, o País é completamente diferente. Durante este período já se realizaram dezenas de manifestações no dia 8 de março para marcar esta luta. Enquanto as mulheres marcham e exigem mudanças nas várias plataformas, as marcas colocam-se ao seu lado para reforçar a importância dos direitos que ainda nem todas têm garantidos. Seja com campanhas que apelam à emoção ou com ofertas dedicadas às mulheres, as empresas querem realmente dar mais destaque ao poder feminino. 

Mas este é também um dia em que as mulheres se celebram a si mesmas. E é possível fazê-lo de formas divertidas e diversas, mais simples ou elaboradas. Por isso mesmo, a NiT juntou-se à Escolha do Consumidor para que não faltem ideias para que este dia seja inteiramente dedicado às mulheres.

Reunir o grupo de mulheres poderosas que conhece 

Aos poucos os convívios recomeçam e os planos voltam à normalidade. Num dia de direitos femininos, nada melhor do que juntar as amigas para uma noite divertida. Podem começar por uma ida ao cinema, seguindo-se um jantar e terminar a noite num bar da cidade. O importante é que celebrem as conquistas que as lutas passadas permitiram ser possíveis.

Fazer uma escapadinha de fim de semana

Para quem gosta de ir um pouco mais além, por que não planear um fim de semana fora? Seja com as amigas ou em família, procure fugir das tarefas da casa, do que é preciso arranjar, das compras da semana ou qualquer outro compromisso que não seja divertir-se. Opte por facilitar e, com a ajuda de uma agência, planeie pelo menos dois dias fora para relaxar.

Tire um dia só para si

Ir para fora não é uma hipótese e as amigas não estão disponíveis — acontece mas não tem de deixar de se mimar e dedicar tempo a si. Deixe as frustrações, saia de casa e aproveite um dia inteiro só consigo. Uma visita a um spa é sempre uma ótima opção onde cuidam de nós. Massagens, saunas, banhos turcos e piscinas aquecidas parecem sempre um bom plano e pode ainda aproveitar para ir àquele restaurante que sempre desejou ou dar um passeio na praia se esse for um sítio especial e que ajuda a desligar, por exemplo.

Surpreenda outras mulheres

“A felicidade só é real quando partilhada”. A célebre frase de Christopher McCandless pode ser aqui bem aplicada e assim a sugestão é mesmo surpreender as mulheres que a inspiram — a mãe, avó, filha, colega, chefe — com um simples gesto. Pode aparecer de surpresa e oferecer um café para porem a conversa em dia, oferecer uma flor ou um chocolate ou qualquer outro gesto que possa ser simbólico. 

Ofereça a si mesma algo só porque sim

Não tem de haver uma razão para comprar algo para si mesma, mas a existir, este dia pode ser o pretexto certo. Compre aquela peça de roupa que andava a adiar porque havia outras prioridades, adquira um serviço para se mimar, como um um pack de tratamentos de beleza, ou inscreva-se nas aulas de um desporto que desejava experimentar há já algum tempo.

Este artigo foi escrito em parceria com a Escolha do Consumidor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT