Lojas e marcas

Otro: o museu de perfumes de luxo ancorou na Marina de Vilamoura

A concept store inclui marcas que oferecem produtos com ingredientes naturais, fragrâncias raras e embalagens exclusivas.
O espaço junta quase 50 insígnias de luxo.

Em plena Marina de Vilamoura, ancorou uma nova concept store de luxo. A Otro Perfume Concept levou o seu portefólio, que inclui algumas das fragrâncias de autor mais exclusivas do mundo, até Quarteira, no Algarve. Instalaram-se junto às Galerias Tivoli, expandindo o conceito que começou por se instalar no número 138 da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

“Reparei que existia uma lacuna no mercado português em relação à perfumaria de nicho, então abri a primeira loja em 2015. Era mais pensada para o público estrangeiro e para chamar à atenção dos portugueses para este segmento fora do mass market”, conta à NiT o fundador Hugo Banha, de 39 anos.

Após duas décadas a trabalhar no setor do luxo, o empreendedor percebeu que queria deixar de trabalhar por conta de outrem. Lançou-se como empresário, com a ideia de criar a sua própria marca. Concretizou o objetivo e, nos últimos anos, apostou em aumentar o catálogo da insígnia para incluir ainda mais opções.

A abertura do novo espaço no Algarve, numa localização privilegiada, pretende captar tanto clientes internacionais como nacionais que passam férias em Vilamoura. A decoração reflete a essência da paisagem envolvente: “Sendo um espaço na Marina, quisemos a cor dos móveis em azul. Colocámos no teto luzes que se assemelham às estrelas do céu e a cal na parede lembra a areia da praia. Vamos ainda colocar uma pedra semipreciosa no meio da loja, para refletir o luxo”, descreve o responsável.

Apesar da tímida presença em Portugal, a oferta no segmento da perfumaria de nicho continua a crescer. Falamos de produtos com características como ingredientes totalmente naturais, fragrâncias raras e embalagens de luxo. Também conhecidos como perfumes de autor, afastam-se de uma produção massificada. Recorrem ao uso de extratos com elevadas concentrações de aromas, trabalhados com rigor por marcas especializadas.

Os perfumes são produzidos à base de ingredientes naturais.

Hugo reforça que o público-alvo da Otro procura esta exclusividade: “O cliente de luxo tem outros padrões de consumo, não se rege apenas por um perfume. Se usa vários looks em termos de roupa, também vai usar vários aromas, que só na Outro é que consegue encontrar”.

O facto da perfumaria de nicho se basear em essências naturais — com uma percentagem de químicos quase nula — permite criar um terceiro aroma. Um dos serviços mais exclusivos na Otro oferece “a possibilidade do cliente criar uma fragrância única, através da conjugação de dois ou mais perfumes”, juntamente com um serviço de personalização. Pode colocar o nome no fresco ou, se for um presente, personalizá-lo com uma dedicatória.

“Aqui, o cliente quer sentir-se único, quer um atendimento premium, quer viver um sonho”, refere o empresário, que garante que estar constantemente a atualizar a oferta e à procura de novas marcas de luxo. “Nas feiras internacionais, não falhamos um único evento para estarmos sempre a par das novidades”, diz.

Algumas marcas de perfumaria de luxo só estão disponíveis em Portugal na Otro. Um delas, a Clive Christian, é detentora da fragrância mais cara do mundo, segundo o Guinness World Records. Trata-se do “No.1 Imperial Majesty”, que ultrapassa os 160 mil euros. “Inicialmente, começámos logo pela oferta da Clive Christian. Terem uma representante portuguesa era algo inédito [para o grupo]. Quiseram saber o posicionamento da loja, a nossa filosofia e missão”, recorda Hugo Banha.

Atualmente, o portefólio da Otro inclui marcas como a Amouage, a Initio Parfums Privé e a Tiziana Terenzi. Representam um total de 49 insígnias, mas o objetivo é querer sempre mais. Foi desta desejo que surgiu o nome, que brinca com a palavra “outro”: “Temos de ser ambiciosos e querer mais. Vamos a outro restaurante ou a outra loja, porque queremos encontrar algo mais, algo com um plus”.

A maioria das fragrâncias à venda na Otro Perfume Concept são unissexo, com preços a variarem entre os 90 e os 1.115€. Pode conhecer mais sobre cada uma no site da loja, mas não vendem online. Se quiser adquirir um aroma único e exclusivo, pode visitar o número 5 das Galerias Tivoli, na Quarteira. Carregue na galeria para descobrir alguns dos perfumes que poderá encontrar por lá.

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