É entre corredores labirínticos que Isa Romero, uma influencer madrilena, se mostra pasmada com centenas de copos, tigelas ou travessas. “É o maior outlet em Espanha de loiça ao quilo fabricada em Portugal”, garante no início do vídeo que publicou em dezembro no TikTok — e já se tornou viral. Só precisou de uma frase para atrair a atenção de milhares de pessoas.
“Aqui só pagas o que levas”, acrescenta. Tal como ela, muitos outros espanhóis têm descoberto a seleção de produtos artesanais vendidos por uma fração do preço original. Como resultado, as redes sociais inundaram-se de vídeos de clientes a visitar e a mostrar a oferta nestes pontos de venda.
O fenómeno começou no outlet da AlouzA Ceramics em Santiago de Compostela e alastrou aos espaços da marca em Madrid e Barcelona. Considerada pela imprensa local como “a loja mais viral de loiça ao quilo” do país, este paraíso para os apaixonados por decoração conta com uns generosos 800 metros quadrados só na Catalunha.
A “loucura” é fácil de explicar: os pratos custam 2,99€ por quilo, em vez dos habituais 12 a 35€ à unidade. Os restantes artigos têm preços fixos: há taças e copos a 1,5€ e tigelas (que custavam entre 80 a 100€ cada) por 4€.
Seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais, a marca nascida na Galiza é uma opção para decorar a casa graças à vasta opção de toalhas de mesa, copos de cristal coloridos, talheres, floreiras, assadeiras ou panelas, entre muitas outras opções.
E de onde surgem estes achados? Tratam-se de excedentes de produção de várias fábricas em Portugal, que chegam a Espanha com preços mais competitivos, explica a “Time Out” espanhola. Os fundadores, com quem a NiT não conseguiu entrar em contacto, importam coleções exclusivas e feitas à mão das melhores marcas nacionais.
@bealnatural 👇🏻 ¡Hemos vuelto a la famosa tienda de cerámica! 😍 Si queréis os comparto lo que nos hemos llevado…pero en breve volveré porque siempre están reponiendo y trayendo cosas nuevas y me encanta!!! Es una tienda de cerámica al peso famosa por sus precios directos de fábrica y por su fabricación Portuguesa. Todos los platos son a peso y valen entre 1,5€ a 4€ el resto de artículos como son a precios fijos pero a muy buen precio! 📍Actualmente tienen tiendas en Galicia, Madrid y esta que la enseño que esta cerca de Barcelona, concretamente en Castelldefels. La tienda se llama @alouzaceramics ❤️ #ceramicaapeso #platosdeceramica #tiendabarata #cremicaportiguesa #barcelona #castelldefels #decoracionhogar #ceramicaartesanal #alouzaceramics #alouza #vajilla #platosbonitos
Os vastos stocks das lojas são outros dos atrativos — ou seja, os clientes não precisam encomendar peças para conseguirem comprar serviços completos. Só precisam decidir se querem um set para seis ou 12 pessoas — e colocar os pratos no carrinho.
Quem visita os enormes armazéns da AlouzA Ceramics sublinha a excelente qualidade dos artigos vendidos por valores irrisórios, quando comparados com os preços de mercado.
Se não encontrar nada ao seu gosto, não se preocupe. O stock varia todas as semanas, o que lhe permite fazer combinações infinitas de modelos, estilos e cores.
Estas são algumas das razões para se ter tornado uma obsessão entre influencers como Laura Escanes, Aretha Fuste ou Marta Castro, apaixonadas pela tradição milenar. Os produtos atraem tantos clientes que, só na página de Instagram, a marca já soma mais de 100 mil seguidores — e muitos outros milhões de visualizações no TikTok.
A AlouzA Ceramics tornou-se ainda uma referência no setor da hotelaria. Os restaurantes espanhóis percorrem quilómetros para comprar estas peças e, assim, economizam ao equipar as suas empresas com produtos conhecidos pela mestria na técnica de fabrico, escolha dos melhores materiais e originalidade das propostas.
Outro dos motivos do sucesso é o facto do outlet promover várias ofertas, descontos e sorteios nas suas redes sociais, atraindo novos consumidores. Além disso, tornaram-se um exemplo claro do poder do passa-palavra através do mundo digital.
Apesar do negócio com cerâmicas nacionais se ter tornado viral, não é o único que vende ao quilo. O espaço Las Vajillas de Martha, em Barcelona, tem 600 metros quadrados e mais de 25 mil artigos com descontos até 80 por cento. A
Como chegar lá
Embora a AlouzA esteja presente em três cidades, a mais próxima da fronteira fica em Santiago de Compostela. A forma mais rápida é ir de carro, sendo que a viagem a partir do Porto demora cerca de 2h20. Se preferir transportes públicos, pode apanhar um autocarro na estação Porto—Campanhã (a Alsa faz cinco viagens por dia, com bilhetes entre os 15€ e os 55€) até San Marcos. Depois, basta caminhar 28 minutos até à Calle Andalucía 9.
Os outlets funcionam todos os dias, das 10h30 às 20h30 (no horário de Espanha).
Carregue na galeria para ver algumas todas peças que poderá encontrar à venda nos espaços da marca.