Lojas e marcas

Padus: a marca nacional de brinquedos artesanais e ecológicos muito especiais

Como forma de celebrar um ano de existência, o projeto ampliou a sua oferta. Há novidades para bebés e miúdos mais velhos.
São opções muito lúdicas.

Os brinquedos são essenciais na vida dos miúdos. São um dos primeiros pontos de contacto com o mundo à sua volta, estimulam a aprendizagem e desenvolvem a criatividade e a imaginação. Alimentam a fantasia infantil, ajudam os mais novos a experimentarem novas emoções, promovem a autoconfiança e muitos tornam-se companheiros inesquecíveis durante anos.

Tendo em conta todos estes fatores, escolher brinquedos nem sempre é uma tarefa simples para os adultos — sobretudo se o objetivo passar também por uma opção sustentável. Agora, já existe uma marca portuguesa que ajudam a facilitar esta tomada de decisão com a chegada da Padus ao mercado.

Os laços de sangue são uma característica gravada no ADN do negócio. Fundada por três irmãos, a marca alia a paixão pelo mundo dos brinquedos com a preocupação com as gerações futuras e, claro, do planeta. O trio tem diferentes backgrounds que acabaram por se cruzar de forma proveitosa neste projeto. Sofia Feist, 30 anos, foca-se no design na sequência do seu trabalho enquanto arquiteta. Duarte, com 35, trabalhou em hotelaria onde conheceu de perto vários cruzeiros Disney e Paulo Feist, 32, trabalhou com uma empresa de brinquedos.

Uma prova da familiaridade do projeto reside no facto da sede da empresa ser na casa dos pais dos fundadores. Na zona da Cruz Quebrada, em Oeiras, foi no lar onde cresceram que criaram o seu espaço de produção. “Eles [os nossos pais] já não podem ver aqueles caixotes”, brinca Sofia.

Como muitos outros projetos, a Padus surgiu em plena pandemia, em maio de 2021, produto da vontade de criar algo novo. O desenvolvimento da ideia coincidiu com o nascimento da primeira sobrinha dos três cofundadores, o que os levou a explorar o tipo de artigos disponíveis no mercado. “[A oferta] era diferente daquilo que nos importa, que é usar brinquedos sustentáveis. Hoje em dia existe um consumo excessivo de plástico e brinquedos descartáveis”, explica Sofia à NiT.

O catálogo da Padus é composto essencialmente por brinquedos tradicionais, semelhantes àqueles que vemos muitas vezes nas grandes superfícies, mas produzidos com um cuidado maior. O conjunto médico, por exemplo, um dos mais desejados pelos miúdos, é feito de madeira com tintas naturais. Cada brinquedo tem sempre um twist ecológico, um conceito que querem incutir nas crianças.

Os novos lançamentos

Quando celebraram um ano de existência, na última semana de maio, lançaram uma linha totalmente concebida pelos três, ao contrário do que aconteceu até então. Alguns materiais continuam a ser exportados da Europa, mas o objetivo passa por desenvolver cada vez mais artigos em Portugal. Os últimos artigos foram desenvolvidos em conjunto por pessoas que a família Feist conhece.

A partir desta metodologia nasceu uma linha de rocas e mordedores artesanais, todos produzidos com algodão orgânico. A escolha dos materiais mais sustentáveis é transversal a todos os produtos da marca, que têm a madeira e o algodão orgânico como as principais matérias-primas: “Tentamos sempre que, mesmo os enchimentos dos brinquedos, sejam em fibra de milho. Não há nada de plástico e a maior parte das tintas são naturais.”

As rocas em forma de animais são um sucesso.

Ao repararem que tinham poucos brinquedos para bebés, os fundadores quiseram alargar a oferta a novos produtos, caracterizados pela confeção em croché. “A nossa sobrinha adorou. Têm muita textura e eles gostam de as agarrar e sentir”, diz. Outra das vantagens é o facto de existirem em forma de vários animais diferentes e cada pessoa pode escolher o seu favorito e até mesmo personalizá-lo: “Se querem o ursinho em cor de rosa, fazemos e criamos uma relação de proximidade com o cliente.”

Da coleção, destacam ainda “as torres de aprendizagem, que permitem aos miúdos acompanharem as atividades dos adultos, e os cestos dos tesouros, brinquedos sensoriais onde devem ser colocados diversos objetos do dia a dia, com diferentes materiais, sons, cheiros e texturas”.

Pode encontrar todos os produtos da Padus no site da marca, onde estão distribuídos pelas categorias bebés, brincar, faz de conta, Montessori e Pikler. Carregue na galeria para conhecer algumas das opções e os respetivos preços.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT