Apaixonada por sustentabilidade, Beatriz Machado tenta encontrar sempre formas de evitar o descarte de peças antigas. Sempre que visitava a casa dos avós, por exemplo, levava para casa móveis desgastados que reabilitava, transformando-os em propostas únicas para cada divisão.
Em outubro, a contabilista de 31 anos encontrou uma nova oportunidade de promover estas preocupações. Através da PanquEco, um novo showroom em Odivelas, Lisboa, oferece produtos infantis que são “amigos da natureza, de qualidade única e ecológicos”, com roupa de um mês aos 4 anos.
A ideia surgiu depois da criação da GoodLoveM, uma loja de calçado respeitador para os miúdos, fundada pela irmã e pelo cunhado, em setembro de 2023. Na altura, como tinham acabado de ser pais, e o conceito barefoot ainda não tinha chegado a Lisboa, decidiram preencher a lacuna.
Após o sucesso deste espaço, decidiram expandir o conceito ao vestuário. “Para mim, não fazia sentido vender roupa sem uma missão. Queria que trouxesse uma mais-valia para as famílias e para o planeta, então decidi trazer essa vertente de sustentabilidade”, explica Beatriz à NiT.
Neste momento, a fundadora oferece duas marcas de roupa já conhecidas neste mercado. Uma delas é a Play Up, “mais diferenciada e alternativa”, que aposta na reutilização de peças em cada coleção, e a Snug, uma etiqueta à base de matérias-primas naturais, conhecida por um estilo mais conservador.
“Assim, os pais conseguem conjugar vários estilos. Queremos que consigam construir e desconstruir os conjuntos com esta mistura de estilos, a priori, antagónicos”, acrescenta. “O mais importante é que comprem artigos com qualidade.”
O catálogo conta ainda com as botas da Zás Trás, uma marca portuguesa que segue o conceito de calçado barefoot. A etiqueta foi escolhida para que as famílias possam sair do espaço com um coordenado completo.
A ideia é que sejam usadas não apenas por um filho, mas por dois ou três. “São peças que podem acompanhar as diferentes fases do crescimento dos mais novos, que podem guardar estas recordações de dias felizes, com muitas brincadeiras, experiências e aprendizagens.”
Por se tratar de roupa sustentável, é livre de químicos ou outras substâncias tóxicas, antibacteriana e antialérgica. “Além disso, vai ajudar a fazer um mundo melhor para as gerações do futuro, numa altura em que o planeta está saturado e a atravessar alterações climáticas”, diz.
O algodão orgânico é a principal matéria-prima da maioria das propostas disponíveis. Produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, contribui para a diminuição dos danos causados ao solo, ambiente e pele. Há ainda peças feitas com lã merino, caxemira ou outros tecidos reciclados.
A aposta pela reutilização passa pelo programa Re.inventa, através da doação de roupas que ainda se encontram em bom estado. O objetivo é que as pessoas possam devolver peças que já não usam para vender em segunda mão e, em troca, receber um vale de compras na PanquECO.
A loja apresenta um ambiente familiar. “Não queríamos um espaço frio onde os clientes se sentissem desconfortáveis” diz. Beatriz trouxe sofás, criou um espaço para os mais novos brincarem e desenharem e, no caso da roupa, surgem em pequenas casas de madeira minimalistas.
Este aconchego surge também através do coelho que surge no logótipo da marca e que dá nome ao negócio. “Temos um coelho chamado Panqueca que faz parte da família e queríamos homenageá-lo”, refere, acerca do trocadilho. “Como é um animal tão presente no universo infantil, fazia todo o sentido.”
Apesar de vender coleções sazonais, a fundadora tenta selecionar propostas que acompanham as várias estações, como peças de ganga. Todas as roupas que não forem vendidas agora são mantidas nos lançamentos seguintes, a um preço reduzido, para não existir desperdício.
Em 2025, o plano passa por avançar com propostas de puericultura e produtos para bebé, como sacos de dormir, fraldas e mantas. E, pelo caminho, investir na informação e nas dicas úteis para os pais. “Não queremos só vender produtos, mas contribuir de uma forma ativa na sociedade”, conclui.
Além do showroom, que está de porta aberta de segunda-feira a sábado, as propostas também estão disponíveis no site da marca, com preços a partir de 14€.
Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas da PanquEco.