Gustavo Brito ainda não tinha terminado o curso de Arquitetura quando, em 1985, decidiu abrir a sua primeira loja. Tinha 25 anos e levou para o número 7 da Avenida de Paris, em Lisboa, alguns dos ensinamentos transmitidos pelo pai, também arquiteto, com quem trabalhou no design e mobiliário.
“Na altura, tinha uma produção mais fresca, inspirada no mobiliário nórdico e nos desenhos do meu pai”, conta o criativo de 63 anos à NiT. “Portugal dependia muito do estilo império. Apenas havia o tipo de móveis que vimos em casa dos nossos avós, não havia modernidade nas lojas.”
Quarenta anos depois, a Paris:Sete tornou-se uma referência no design nacional e internacional. Para assinalar o aniversário, mudou de morada e inaugurou um novo showroom na Rua da Escola Politécnica, no Príncipe Real.
“Quatro décadas é muito tempo e é provável que haja mudanças e alguma adaptação. Sempre segui o lema que diz que a transformação ajuda a rejuvenescer. É uma coisa que me agrada bastante”, acrescenta Gustavo.
Ao longo dos anos, a marca passou por várias localizações emblemáticas em Lisboa — da Calçadinha do Tijolo à Avenida 24 de Julho, passando pelo Largo de Santos. Ao todo, soma nove moradas e continua a recusar qualquer sinal de estagnação.
A mudança recente teve um objetivo claro. Gustavo quis “alargar a oferta a uma camada de clientes mais nova” que se encontra nesta zona da cidade. No segundo dia de funcionamento do novo espaço, a 27 de maio, já notava “uma diferença brutal” nos rostos que entravam pela porta.

Com a inauguração, foi também apresentada a exposição “40 anos / 40 peças”, integrada na Lisbon Design Week. Fica patente até 21 de junho e reúne várias criações do século XX, algumas delas produzidas nos anos 60, de marcas que ainda hoje fazem parte do catálogo da Paris:Sete.
Entre as peças, destaca-se um candeeiro Artemide desenhado por Richard Sapper, em 1972. Chama-se Tizio e foi a primeira peça de design adquirida por Gustavo. Juntam-se-lhe a Ghost, da Fiam — em vidro e criada por Cini Boeri em 1987 — ou a icónica Lounge Chair, de Charles e Ray Eames para a Vitra, de 1956.
Outra das novidades é o lançamento de um livro comemorativo, com edição própria e quase 200 páginas. “Surgiu como uma referência estática a este momento tão importante. É uma compilação que conta um pouco da nossa história e como isto surgiu, com um grafismo muito aprazível”, descreve o fundador.
No showroom, Gustavo destaca as “Big 5” do design representadas na loja: Vitra, USM Modular Furniture, Flos, Artemide e Lema. A lista continua com outras marcas de referência na Europa, como Audrey World, B&B Italia ou Punt Mobles. As influências continuam muito ligadas ao universo escandinavo, que considera ter “uma dinâmica extraordinária em termos de novas soluções”.
“Estamos a instalar novos ambientes com uma grande interação de projeto e peças com uma curadoria muito específica. É através deste aconselhamento personalizado que queremos interagir com o nosso público”, sublinha.
Da produção própria ao mundo
No início, o negócio dependia da produção feita no norte do País, em Gondomar, pelo pai e por um sócio marceneiro. Mas, com o tempo, o modelo evoluiu.
“Houve uma altura em que senti necessidade de viajar e descobrir o que se fazia lá fora”, recorda. Começou por importar peças de Espanha, depois França e mais tarde Itália. “Entrámos no mercado comum, esbateram-se as fronteiras e trouxemos design com outro nível.”
Segundo Gustavo, foi também o momento em que “a economia portuguesa começa a ter capacidade de absorção de produtos com outro preço e outra qualidade”.

A resposta foi tão positiva que o negócio acabou por crescer noutras direções. Do mobiliário doméstico passou a desenvolver projetos de interiores para escritórios, hotéis e empresas. “Alterámos a nossa forma de trabalhar, porque a exigência era completamente diferente.”
Hoje, continua a liderar a Paris:Sete, mas já pensa no futuro da marca. “Tenho uma empresa com 40 anos, o que é raro hoje em dia. Tenho de começar a pensar na forma como tudo isto pode passar para outras gerações”, admite.
As peças da Paris:Sete também estão disponíveis no site da marca.
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