Elif Yalçın, de 35 anos, e Burak Altıparmak, de 34, sonhavam sair da Turquia há muitos anos. Em 2022, conseguiram, finalmente, realizar o desejo que tanto acalentaram. Mudaram-se para Lisboa e fundaram a Pera, uma loja multifacetada onde vendem obras de arte, joalharia — e não só.
As peças que ali encontra são desenhadas por Elif, designer de joias que tinha o próprio atelier na Turquia. Burak, o marido, geria um negócio familiar que vendia, essencialmente, acessórios e produtos para barcos e jardins.
No tempo livre, dedicava-se à pintura. “Aqui posso fazer isso em paz. É algo que preciso fazer, para alimentar a alma e para o meu bem-estar”, explica Burak à NiT.
A oferta inclui ainda carteiras, kimonos, azulejos e camisas — criados, sobretudo, por marcas portuguesas, amigos e vizinhos do casal. A tudo isto junta-se um bar onde pretendem criar uma comunidade composta por nacionais, turistas e expatriados.
Situada a quatro minutos (a pé) do Miradouro de Santa Catarina, decidiram criar a Pera numa zona de Lisboa que descrevem como “amor à primeira vista”. “A loja fica entre a Bica e São Bento. É uma área muito artística, com pequenos ateliers. Na primeira vez que andámos por aqui sentimos que a criatividade a fluir nas ruas”, recordam. Além disso, há por ali muitos turistas.
O edifício agora ocupado pelo casal pertence a um amigo também artista – era ali que trabalhava e criava as suas obras. Contudo, não estava preparado para acolher o conceito que planeavam. Após uma remodelação que levou dois meses a concluir, o espaço que procuravam surgiu.
A escolha do nome — Pera — nada tem a ver com a fruta homónima. É, sim, uma homenagem à cidade onde viviam na Turquia. “A rua onde estamos agora faz-nos lembrar de casa, graças à arquitetura deslumbrante”, realçam.
Quando passar por lá, pode levar consigo o seu animal de estimação — será sempre bem recebido. “Já trouxeram cães de todos os tamanhos. Nós brincamos com eles e damos-lhes água. Também gostávamos que trouxessem gatos, algo que é muito normal em Istambul, mas em Lisboa é mais perigoso devido às estradas”, contam.
Os preços dos artigos que ali encontra começam nos 20€ e chegam aos 1.500€, dependendo do tipo de produto escolhido.
Um refúgio chamado Lisboa
Quando estavam na Turquia só conseguiam pensar em política. Todos os dias acordavam com medo devido à instabilidade que assola o país. A certa altura, revelam, esqueceram-se “como era viver”.
Acima de tudo, não se sentiam livres nem conseguiam fazer aquilo que tanto gostam, especialmente Burak. “As pessoas julgavam muito a arte que criava e não estavam dispostas a ajudar. Em Portugal, criticam, mas de forma positiva, de maneira a podermos aprender e crescer.”
Nunca tinham pensado em viver no nosso País. No entanto, tinham amigos em Lisboa que não poupavam nos elogios à capital. Em abril do ano passado mudaram-se finalmente — e, até agora, não se arrependem. “Muitos outros destinos da Europa não recebem os turistas tão bem, o que dificulta tudo”, lamentam.
Quando chegaram, há cerca de um ano e meio, ficaram surpreendidos com o acolhimento dos vizinhos e atuais amigos. “E ficámos surpreendidos com a beleza da cidade. Não tínhamos noção de que era tão bonita”, apontam. “A criatividade está por todo o lado, aqui é fácil encontrar inspiração. Aprendemos a viver”, concluem.
A seguir, carregue na galeria e veja mais imagens da Pera, a nova loja multifacetada da capital.