Lojas e marcas

The Perfect Stampa: a nova marca que quer homenagear a cultura portuguesa lá fora

Entre as peças de roupa, há elementos como guitarras portuguesas, sardinhas e a fadista Amália Rodrigues.
A coleção Fado foi lançada em setembro.

Nas costuras, padrões e texturas desta nova marca portuguesa cabe toda a essência do nosso País. Pelo menos é esse o objetivo de Mafalda Carvalho, de 40 anos, Vanessa Castro, de 38, e Eunice Almeida, de 46, que lançaram em setembro a nova coleção da The Perfect Stampa, com propostas românticas de roupa feminina cujos estampados se inspiram na cultura nacional.

Chama-se Fado e tem peças com elementos coloridos nos tecidos, que representam guitarras portuguesas, além de rosas e riscas, em tecidos onde domina o branco, preto e vermelho.

As três criadoras estão a viver em Luanda, Angola, e encontraram neste projeto uma forma de se sentirem mais próximas do seu País, partilhando através do vestuário “a sua história, segredos e costumes”.

The perfect stampa
Algumas propostas da coleção Fado.

“Atirámo-nos de cabeça para esta nova aventura com a convicção de criar uma marca capaz de valorizar a mulher e refletir, simultaneamente, o melhor de Portugal”, começa por explicar Mafalda. 

A confeção das peças é toda feita em território nacional, mas o objetivo das três amigas é mesmo levar a marca lá para fora, homenageando a cultura portuguesa ao mesmo tempo que celebra o papel das mulheres na sociedade contemporânea. Entre as peças há saias, calções, T-shirts e vestidos bonitos e confortáveis, com materiais elásticos que favorecem a silhueta, mas também algodão.

“Escolhemos os tecidos que melhor se adaptem aos modelos e que privilegiem o conforto. Queremos oferecer peças distintas, fáceis de vestir, arrumar e lavar para que as mulheres se sintam sempre femininas e perfeitas”, reforça Vanessa.

Um dos principais pilares da The Perfect Stampa — que foi lançada oficialmente em agosto do ano passado — é o cuidado de produzir produtos de qualidade, como conta Mafalda. “Compreendemos que apenas faria sentido concretizar este projeto se as coleções fossem concebidas com um carinho tão grande quanto o que sentimos em relação ao nosso país e, como tal, procurámos expressá-lo na atenção aos detalhes, na excelência da confeção e na qualidade dos acabamentos.”

Mafalda e Vanessa são naturais do Seixal e amigas desde os 10 anos. Em adolescentes, descobriram uma paixão comum pelo mundo da moda a folhearem juntas revistas e a combinarem diferentes looks. Mais tarde, a primeira estudou Design no IADE e a segunda Psicologia na Universidade de Lisboa. O “saudosismo pela sua terra natal”, dizem, foi o que as levou finalmente a lançarem-se neste projeto, a que se juntou também Eunice pelo caminho, formada na área da saúde.

A primeira coleção da sua marca — a que chamaram Tejo Collection — tem elementos da capital que incluem estampagens alusivas ao rio, à luz de Lisboa, às sardinhas (como uma saia que até já foi usada por Madalena Abecasis) e gaivotas. Tanto estas propostas como as da Fado estão à venda na loja online com preços entre os 40€ e os 350€. São enviadas para todo o mundo.

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas desta coleção.

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