Lojas e marcas

Peryod: a nova marca de roupa com mensagens feministas

As peças são minimalistas e têm sempre uma mensagem de empoderamento e de consciência social.
As peças são minimalistas mas carregadas de mensagem

Os temas como o feminismo, a igualdade de género ou o empoderamento da mulher estão cada vez mais atuais e têm sido muito falados. Para lá das várias mensagens de figuras públicas, vídeos, manifestações e outros meios para chamar a atenção para estas questões, nascem outras formas de abordar o assunto.

A Peryod é uma delas. Esta nova marca portuguesa nasceu em plena pandemia e traz roupas com importantes mensagens.

Tudo começou pela mão de quatro amigas do Porto, Mónica, Rita, Mafalda e Graça, com idades entre os 34 e os 40 anos. Apesar da sua formação em áreas tão distintas como o Design ou o Marketing e Gestão, todas têm em comum o interesse pelas questões das mulheres e do feminismo.

“A ideia nasce da vontade de criar uma marca de roupa com um propósito maior. Nasce da vontade de criar uma comunidade assente nos valores que defendemos, um mundo mais justo e igualitário para as mulheres”, contam à NiT, acrescentando que o conceito gira também em torno da “celebração do facto de sermos mulheres, a vontade de quebrar padrões sociais”.

Uma das frases que mais destaca a Peryod é “Herstory makes history”, que poderá ser traduzido livremente como algo do tipo “a história dela faz História”. E é mesmo disso que se trata, de enaltecer “a união, a sororidade e a criação desta comunidade que quer inspirar e rescrever a história”.

“A pandemia fez-nos repensar em tudo, inclusive na forma como vemos o mundo e o comportamento humano. Essa reflexão deu-nos ainda mais vontade de agir, de por mãos à obra e criar este projeto que nos enche de orgulho.”

Assim, esta nova marca começou a ser lançada em fevereiro mas foi a 8 de março que afirmou a sua presença, como uma forma de assinalar também o Dia Internacional da Mulher.

A Statement Collection é a primeira coleção e foi lançada precisamente nesse dia. Tem quatro modelos diferentes — T-shirts, camisolas sem mangas, bodies e sweaters — com várias cores para cada e com mensagens importantes inscritas no peito ou nas costas.

Cada um desses modelos conta a história de uma mulher que consideram importante para uma sociedade mais livre e justa e que, por isso, merece ser homenageada. Os modelos chamam-se Amelia, Truth, Olympe e Betty em honra de Amelia Earhart, Sojourner Truth, Olympe de Gouges e Betty Robinson, respetivamente.

Quanto às peças, são todas feitas e desenhadas 100% em Portugal, com materiais de qualidade e amigos do ambiente, como o algodão orgânico.

Também através das campanhas visuais e das fotografias dos produtos é possível ver um dos pontos que diferencia esta marca. Aqui é possível ver mulheres de várias tonalidades de pele, de cabelo e de olhos e com tipos de corpos fora do habitual no mundo da moda.

Como forma de mostrar o seu propósito social, a Peryod destinará parte dos lucros anuais a uma instituição ou organização que apoie as mulheres, doando 1€ por cada peça vendida.

As peças da marca custam entre 24,99€ e 49,99€, estão disponíveis em tamanhos desde XS a XXL e pode comprá-las no site. A entrega é gratuita para Portugal Continental.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT