Das várias marcas portuguesas que nasceram com uma missão social, a Peryod carrega as suas mensagens ao peito. A marca de vestuário nasceu para fazer com que as vozes das mulheres sejam ouvidas, com um catálogo que inclui sweatshirts, bodies e T-shirts. Em cada produto, são as afirmações de empoderamento destacam a causa feminista.
Na nova coleção-cápsula, lançada em abril de 2022, os valores de igualdade de género são difundidos através de tote bags. A linha, que inclui apenas sacos de pano, é mais um meio para dar a conhecer a causa da etiqueta através de novas formas. “É um produto de uso diário e faz todo o sentido transmitir estas ideias através do seu uso; é um encontro perfeito entre a utilidade e a nossa mensagem”, conta à NiT Mafalda Vilela, uma das fundadoras. “Desde o ano passado temos vindo a acrescentar outras tipologias de produtos ao nosso catálogo, como straps para o telemóvel ou cadernos.”
A identidade minimalista da Peryod é transportada para a nova oferta, uma “excelente combinação de estética com funcionalidade”. O tamanho XL destas totes, torna-as práticas para o dia a dia, mantendo o estilo cool da marca: “gostamos de pensar que estão em linha com as nossas coleções que são, aos nossos olhos, básicos com um twist especial.”
Por trás da coleção, há uma mulher inspiradora, à qual quiseram prestar homenagem. Rose Marie Muraro, uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, tem uma história de superação em busca de justiça que está alinhada com os valores da marca. A escritora nasceu cega, numa família rica, mas abandonou o meio onde foi criada para se dedicar a ajudar vários movimentos sociais. Foi perseguida nos anos 80 pela igreja conservadora, devido aos seus ideais. Tal como todas as peças da Peryod, também esta coleção corresponde à história de uma mulher que se distingiu.
“Let me feminist you” e “Equality. Sorority. Empowerment. Freedom of Choice. Self Love” são duas das mensagens que decidiram gravar nos sacos de pano, um dos acessórios mais utilizados nos dias que correm. A seleção das afirmações aconteceu de forma muito orgânica, porque “transportam o manifesto da marca”. “São frases que resumem exatamente aquilo que a marca é, o que pensa e o quer transmitir.”
A história da insígnia nacional
A Peryod foi criada por quatro amigas, com idades entre os 34 e os 40 anos. Mónica, Rita, Mafalda e Graça partilham o interesse pelo empoderamento feminino e decidiram juntar-se para difundir este ideal, lançando a marca a 8 de março de 2021, o Dia Internacional da Mulher. Com a frase “Herstory makes history”, ou seja, “a história dela faz História”, lançaram-se no mercado com uma criação que as representava.
Mulheres como Amelia Earhart, Sojourner Truth, Olympe de Gouges e Betty Robinson são algumas das personalidades que têm servido de inspiração às peças da marca.
“A ideia nasceu da vontade de criar uma marca de roupa com um propósito maior. Nasceu da vontade de criar uma comunidade assente nos valores que defendemos e num mundo mais justo e igualitário para as mulheres”, explicaram à NiT em 2021, aquando do lançamento da etiqueta. Desde então, o projeto passa pela “celebração do facto de sermos mulheres e pela vontade de quebrar padrões sociais”.
Os novos sacos de pano custam 9,99€ e encontrará três modelos diferentes no site da Peryod. Carregue na galeria para os conhecer.