Lojas e marcas

Pó de Barro: a nova marca que transforma as casas portuguesas numa obra de arte

Lançada no final de outubro, o projeto inspira-se nas colunas gregas para criar peças de cerâmica que dão vida ao lar.
Cada lar pode contar uma história.

A marca Pó de Barro chegou ao mercado português a 28 de outubro, com um storytelling que une o passado ao presente. À boleia da crença de que podemos olhar para o nosso lar como uma verdadeira obra de arte, em constante transformação, viajaram pela história do mundo antigo. Inspiraram-se nas colunas gregas para desenvolver uma coleção de peças de cerâmica que transportam o design clássico para a modernidade.

A criadora da marca, Ana Rita Freitas, de 38 anos, faz parte de uma grande família ligada à área da cerâmica, com uma fábrica instalada em Leiria. São mais de quatro décadas de história. No entanto, o sonho da fundadora já passava há algum tempo por uma marca focada no valor da produção artesanal.

Para edificar o negócio, juntou-se a duas designers que trabalhavam há vários anos na fábrica mãe. Inês Filipe, com 48 anos, e Rita Silvéria, com 47, receberam o convite por parte da mentora do novo projeto para “criar peças que comuniquem de uma maneira mais original”. A comunicação é reforçada por Mariana Pereira, de 23 anos, que trabalha na gestão do marketing.

De acordo com o que as responsáveis explicam à NiT, o objetivo do projeto é entrar no mercado nacional. “A empresa tem um historial ligado à exportação, então decidimos fazer algo mais manual, com outro tipo de conceito, para explorar um segmento diferente.”

A primeira coleção, intitulada Tália, remete para as colunas dóricas, usadas na Grécia antiga. A “perfeição imperfeita da arquitetura clássica” traduz-se em peças mais neutras, mas também existem opções com apontamentos azuis, que sublinham a visão artística e o grafismo que a marca não descarta.

Nesta fase inicial, ainda só estão disponíveis as propostas desenhadas a pensar na sala de jantar. No entanto, o negócio nacional está a preparar outras duas coleções complementares, com artigos destinados a ornamentar a sala de estar, como jarras decorativas, e produtos para a casa de banho.

Arte nascida do pó

No interior da fábrica de Ana Rita, num espaço separado, desenvolveram o atelier onde são feitos os produtos através do labor manual. E a importância de manter viva esta habilidade é um dos pilares da etiqueta: “[O artesanato] trata-se de personalidade e de passar uma mensagem através do trabalho. Queremos trabalhar com pequenas edições para valorizar o produto”, explicam.

E acrescentam: “Nos últimos tempos, temos banalizado o produto em geral e estamos a chegar a preços que não cobrem os gastos que as empresas têm. É por isso que as pessoas se estão a virar para estes negócios artesanais”.

A primeira coleção foi criada para um tipo de consumidor que gosta de peças mais exclusivas, em função da produção massificada. No caso da arte da cerâmica, “mesmo em fábrica, tem sempre um acabamento manual”, pelo que foi a oportunidade ideal para resgatar uma perícia que se tem vindo a perder com o fabrico em série.

Para comprar os produtos da Pó de Barro, pode visitar o site da marca e escolher as suas opções favoritas. Os preços variam entre os 32€ e os 96€, sendo que este último valor corresponde a packs de quatro unidades.

Carregue na galeria para conhecer todas as peças que fazem parte da coleção Tália.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT