Lojas e marcas

Poeira: a nova loja da designer de interiores portuguesa com clientes em todo o mundo

Mónica Penaguião cria projetos de interiores no Brasil, EUA e Europa. Abriu um novo espaço na Lapa 71 e já tem site.
Mónica trabalha com design desde os 15 anos.

Mónica Penaguião tinha apenas 15 anos quando criou o seu primeiro negócio, uma loja improvisada na casa que lhe havia sido emprestada por um tio. No espaço, situado na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa, vendia sofás, mesas e até botões. Tudo começou como “uma espécie de brincadeira adolescente”, em 1981, altura em que ainda não se falava de decoração no nosso País.

Apaixonada por arte “desde sempre”, estudou na Escola Artística António Arroio, mas foi a viajar que descobriu a vocação. Viveu na Bélgica durante cinco anos, e sempre que regressava a Portugal, trazia roupas e acessórios na mala. Ao chegar, vendia-os com os móveis e as peças decorativas que já faziam parte da sua coleção. Nunca mais parou.

Atualmente, Mónica cria projetos de interiores um pouco por todo o mundo. Já trabalhou nos Estados Unidos, em várias cidades europeias, como Londres e Paris e tem lojas no Rio de Janeiro e São Paulo (no Brasil). Escritórios, fábricas, casas particulares, hotelaria e até cabanas são alguns dos espaços que integram o seu portefólio.

Volvidos 43 anos sobre a abertura do tal espaço improvisado em casa do tio a que chamou Poeira, a 8 de novembro, abriu um novo ponto de venda como o mesmo nome. O espaço, situado nas galerias comerciais Lapa 71, mantém o espírito colorido e arrojado que caracteriza o gosto de Mónica.

“Tenho de estar sempre a desenvolver ideias novas, não consigo acomodar-me, isso seria morrer. Gosto de renovação, atualização, movimento”, começa por explicar à NiT.

“Quero andar sempre a viajar, conhecer e fazer. Considero que é uma forma interessante de estar na vida, então precisava de mais um desafio.”

Poeira
Nova loja integra “uma comunidade onde se fazem coisas incríveis”.

A Poeira tem duas montras amplas e luminosas e divide-se em dois espaços. O primeiro funciona como showroom e, ali, os clientes podem “escolher materiais e criar designs” com a fundadora. A área de exposição acolhe móveis, peças decorativas, cerâmicas e artigos criados pela designer.

Às peças autorais, acrescentam-se propostas que nascem do trabalho ao lado de artesãos espalhados pelo mundo. Mónica faz uma curadoria de peças “que sejam realmente únicas”, assim como artigos vintage de grandes criadores internacionais.

Integrada “uma comunidade onde se fazem coisas incríveis”, a Poeira conta ainda com uma esplanada. “No fundo, como sempre fiz, criei um espaço em que, quem entra, se sente em casa. Um lugar descontraído com música, velas e livros. Com tudo o que gostaria — ou gosto — de ter no meu lar. O nosso trabalho é um prolongamento do sítio onde vivemos”, acrescenta.

À distância de um clique

O novo espaço físico é complementado pelo primeiro site da marca. “Os clientes estavam sempre a pedir para ter acesso às coisas mais rápido. Cada vez faço mais coleções e, mesmo que seja impossível ter lá tudo, dá para encontrar o principal dos meus projetos”, sublinha.

Uma vez que Mónica se dedica a muitos projetos internacionais, também era importante dar resposta à procura fora de Portugal. Assim, de marcas a particulares, todos podem comprar as peças “de uma forma rápida e simples” pela primeira vez.

No site, não encontra apenas os projetos de design de interiores do atelier ou lista das marcas representadas. É possível também fazer pedidos para peças especiais. Basta enviar uma mensagem através da plataforma para desenvolver os objetos em colaboração com a criativa.

“Trabalhamos com imensos catálogos. Às vezes pode ser um quatro, outras um tapete. Temos imensas marcas que trabalham assim, algumas de iluminação, muitas de tecidos e outras de papéis de parede.”

Ainda assim, há uma preferência pelo atendimento presencial. “Esta semana, recebi um pedido para ir a Paris fazer um projeto. Em Portugal não é fácil trabalhar, requer muita persistência e empenho”, continua.

Com uma carreira de sucesso, Mónica associa o êxito à identidade criativa que desenvolveu. O trabalho da designer é marcado pelo conforto e pela simplicidade. E, acima de tudo, pelo “gosto arrojado que mistura de peças vintage com design contemporâneo.

Embora não esteja nos planos imediatos, a próxima loja da designer será noutra parte do mundo: “Portugal é um mercado pequeno”. Equaciona, porém, levar as suas propostas para Londres ou Paris, por exemplo. No caso do Brasil — onde não há medo de usar cor — já se sente em casa. É lá que tem o escritório — há quase três décadas.

Aproveite e carregue na galeria para conhecer melhor o novo espaço da Poeira, em Lisboa.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Garcia de Orta 71 AB
    1200-678 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 10h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT