Um copo de vinho, vista para a praia e o por do sol no horizonte. A varanda na casa de Gonçalo Pinto e Maria Inês na Quarteira, no Algarve, tornou-se num dos locais favoritos para os encontros calmos e simples do casal. Um dia, decidiram que gostavam de captar aquele momento e gravá-lo nas peças de roupa que usavam.
A ideia já tinha sido semeada. Juntos há quatro anos, os jovens de 29 e 26 anos, respetivamente, falavam sobre o sonho de ter um projeto em conjunto. Ela queria um bar na praia, ele procurava apenas um trabalho que não o obrigasse a seguir um horário tradicional
Estavam a viver em Hamburgo, na Alemanha, quando surgiu o sinal que precisavam. Maria ficou grávida em 2023 e tiveram ainda mais vontade de lançar um negócio onde criavam os próprios horários. Como passavam a maioria do tempo em casa ou a passear, começaram a criar os primeiros modelos.
Lançada a 27 de julho, a Polly&Polly é inspirada “nas coisas simples da vida” e nasceu com o objetivo de captar os momentos do quotidiano. Das peças de roupa aos acessórios, como os bonés ou os colares com pérolas, é um reflexo de tudo o que inspira o lifestyle dos dois criativos, desde as viagens ao humor.
“Todas as peças foram desenhadas a pensar em sítios especiais ou de que gostamos”, conta Gonçalo. “Hamburgo teve um papel muito importante na nossa vida porque passámos lá a gravidez toda, sem falarmos a língua, e fazíamos muitos piqueniques. Então, nasceu a T-shirt do piquenique.”
Quando regressaram ao Algarve, surgiu a ideia da imagem da casa à frente da praia, por exemplo. A “slow life” é o mote do projeto desde o início e claro, acaba gravado em algumas das peças. “Somos duas pessoas tranquilas que encontram beleza na simplicidade.”
As peças são feitas em algodão e feitas 100 por cento em Portugal. Após desenharem o corte e escolherem as malhas, Gonçalo e Maria Inês produzem os modelos em fábricas no norte do País com a ajuda de uma agente. O fitting, explicam, é feito diretamente no corpo de cada um.
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“Futuramente, queremos ter peças com mais cortes. Temos um gosto parecido e gostamos tanto de um casaco de cabedal, como de calças de bombazine”, explica. Porém, numa fase inicial, optaram por contar a sua história através de designs mais simples e descontraídos, marcando a diferença pelo storytelling.
Além disso, Gonçalo já tem alguma experiência com moda e trabalha como modelo desde os 18 anos. “Nunca gostei de fast fashion. Como consumidor, gosto de encontrar marcas locais ou que tenham uma visão diferente.”
Uma das inspirações são os países nórdicos, onde é muito comum aparecerem projetos semelhantes. Foi o que Gonçalo reparou durante as viagens em trabalho. “Há muitas pop up stores giras com DJs e eventos. É uma grande comunidade em que as pessoas se apoiam.”
Outro elemento fundamental foi o companheiro de quatro patas do casal. “Estávamos sozinhos na Alemanha e a única companhia que tínhamos era a nossa cadela, a Polly”, recorda. A dupla queria que o animal estivesse presente então, além do nome do projeto, aparece numa das T-shirts.
“No início, queremos mostrar a nossa vida, mas também queremos comunicar através da qualidade dos materiais”, diz. “Podemos contar uma história sem um padrão específico. Se fizermos uma blusa oversized com corte relaxado, já estamos a apresentar alguém descontraído.”
Esta vai ser uma das apostas para os próximos drops. Numa fase inicial, os fundadores vão apostar em novidades sazonais com lançamentos novos e, aos poucos, começar a seguir um calendário mais sazonal com duas coleções por ano.
Por agora, o objetivo da dupla é ver pequenas lojas para levar a marca até ao retalho físico e, eventualmente, chegar ao estrangeiro. “Queremos que as pessoas nos reconheçam, que vejam uma peça nossa e digam ‘de certeza que aquela T-shirt é Polly&Polly'”, conclui.
As peças da marca estão disponíveis no site. Os preços variam entre os 22€ e os 55€.
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