Lojas e marcas

Pópria: a marca de meias nacional que põe a revolução de abril nos nossos pés

Criada por duas amigas que adoravam personalizar as suas meias, a marca comemora os 50 anos do 25 de abril.
As meias têm frases ligadas ao 25 de abril.

Maria Malaquias, de 34 anos e Isabel Fraga, de 33, são amigas há vários anos e ambas têm uma coisa em comum: sempre personalizaram as suas próprias meias. “Já o fazemos há algum tempo, os nossos amigos começaram a achar muita piada e foram eles que nos motivaram a querer fazer isto para mais gente”, começa por contar Maria. Foi assim que a 3 de março surgiu a Pópria.

O nome é quase uma brincadeira, pelo facto de muita gente não conseguir dizer corretamente a palavra própria. “Além disso, hoje em dia propaga-se muito a ideia que basta sermos nós próprios para conseguirmos chegar aos nossos objetivos. Não concordamos com isso, a corrida é desigual para alguns, não partimos todos do mesmo sítio. A nossa marca integra o erro por oposição à perfeição, olhando-o como inevitável e construtivo.”

Estas não são umas meias quaisquer, todas são bordadas à mão com os desenhos que as fundadoras já utilizavam anteriormente. E mais: todos os pares têm uma temática, o 25 de Abril. O surgimento da marca também acontece aliado aos 50 anos de celebração desta data histórica para Portugal.

“Queremos fazer face à crescente propagação da extrema direita e a verdade é que todos podemos ter um papel nessa luta. Nós as duas já tínhamos e agora mais gente também pode ter. Temos a perfeita noção de que o nosso papel consciencializador é numa escala micro, mas se todos fizéssemos algum esforço, no fundo, já seriamos muitos.”

Todas as meias utilizadas são adquiridas em feiras locais, da mesma forma que o papel e os fios dos embrulhos também são comprados no pequeno comércio. “Pensamos em tudo ao pormenor, quisemos aproveitar e também fazer algo que fosse sustentável.”

“Em cada par vão encontrar frases ligadas a abril, enaltecendo o poder imenso da palavra enquanto veículo transformador e não meramente decorativo.” Para já, a marca conta com uma lista de sete frases icónicas: “em cada esquina um amigo”, “em cada rosto igualdade”, “a paz, o pão, habitação, saúde, educação”, “eles comem tudo e não deixam nada”, “cá dentro inquietação”, “o povo é quem mais ordena” e “que força é essa, amigo?”.

Ainda assim, existem várias inspirações que acabam por dar novas ideias às duas amigas. “Primeiro são sempre as pessoas que nos rodeiam, e depois há várias artistas nacionais, desde a Capicua e de A Garota Não, a passar pelos poemas contemporâneos de Francisca Camelo. Não somos uma marca exclusivamente feminina, mas temos sempre as mulheres bem presentes.”

Até agora, o público que mais tem procurado a marca são as gerações mais novas. “A verdade é que acabam por ser as que têm um pensamento mais semelhante ao nosso. Apesar de terem passado 50 anos, a luta ainda existe e está mais viva que nunca, e nós sabemos isso. A palavra abril tem uma urgência muito importante.”

A Pópria tem também um serviço de personalização. “Os clientes podem vir ter connosco e dizer qual é o desenho que querem ou então explicarem-nos o que procuram e nós desenhamos.”

Normalmente só são utilizadas meias brancas e pretas, mas também podem ser escolhidas algumas cores. O objetivo é que no futuro isto não seja apenas “uma luta a meias”, mas também feita através de outras peças de vestuário.

As encomendas podem ser realizadas a partir da página de Instagram da marca. O preço das meias com citações de frases é de 14€, as meias com a palavra “sempre” custam 10€. No caso das que têm cravos desenhados, essas estão à venda por 8€ e as personalizadas variam, apesar de rondarem os 10€ e os 15€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos da Pópria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT