Todas as peças de roupa são produzidas em Portugal, desde o mais pequeno botão ao mais elegante tecido de flanela. São raras as exceções que, segundo António Magalhães, têm mesmo de ser importadas – os fechos, por exemplo, costumam ser encomendados do Japão, conhecidos por serem os melhores da área. De resto, a Portuguese Flannel é um exemplo do trabalho dos melhores artesãos do País.
A inspiração para o negócio dos irmãos António e Manuel Magalhães, naturais do Porto, partiu da tradição têxtil que sempre existiu na família e que, se materializa na etiqueta, gerida por ambos, e fundada em 2013. O primeiro espaço físico foi inaugurado no Porto, em 2020, mas a dupla não se ficou por aí. Agora, abriu a primeira loja em Lisboa, no dia 17 de novembro, com um total de 100 metros quadrados.
O espaço acolhedor, mas elegante, encontra-se coberto por carpetes de tons terra. No centro, existe uma mesa de madeira imponente. É num ambiente quente, com decoração vintage e espírito boémio que se encontram organizadas as várias flanelas, de todo o tipo de cores e formas.
Nos charriots expostos nas laterais da loja, existem várias propostas exclusivas. É o caso dos casacos, camisas, calças e até acessórios para criar um coordenado completo com assinatura nacional. O etiqueta segue uma imagem clássica, mas trabalha com todo o tipo de estampados. Porém, se preferir um estilo mais minimalista, também encontra opções lisas
“Nós usamos padrões completamente exclusivos, somos nós que desenhamos e pensamos. Não só o tipo de peça, como o tecido, seja na sua composição, estrutura ou desenho”, afirma António à NiT, co-fundador da Portuguese Flannel.
O objetivo não é seguir as trends, mas sim “retratar a forma de vida desafiante e corajosa de quem vivencia o ambiente montanhoso e costeiro do País – influências que resultam num design intemporal masculino, mas contemporâneo”.
A autenticidade e singularidade da marca começam no material que a caracteriza: a flanela. O responsável conta-nos que o motivo é histórico e familiar. Desde cedo que os irmãos conviveram com o negócio têxtil do pai, contactando várias vezes com clientes estrangeiros. “Portuguese flannel” era uma das expressões que mais ouviam em casa. Ficou-lhes tanto na memória que, para o nascimento do projeto, só poderia ser este o nome..
A abertura da loja em Lisboa “é um passo natural”, acreditam, após o sucesso do estabelecimento no Porto. “Quisemos abrir numa zona que refletisse o espírito da marca, não muito comercial nem mainstream”.
António Magalhães conclui: “Encontrámos um espaço que consegue refletir a nossa imagem e personalidade. Estamos contentes com o resultado final”.
Se preferir, também pode conhecer a oferta no site da marca. Os preços das peças variam entre os 45€ e os 295€. Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço e conhecer melhor o conceito.