Lojas e marcas

Precisa de ideias para o Natal? Cata Vassalo lançou uma nova coleção de joalharia

A joalheira portuguesa que faz sucesso entre as influencers tem propostas especiais para a época festiva.
A nova campanha representa um jantar de Natal entre amigas.

Na Cata Vassalo, as coleções são sempre uma ode à singularidade. Para o Natal de 2021, a joalheira portuguesa preparou uma coleção que quer, mais uma vez, transmitir a ideia de que cada mulher é única — de uma mão, nunca saem duas peças iguais.

Esta quarta-feira, 1 de dezembro, as novas propostas da marca portuguesa batizada com o nome da sua fundadora chegaram à loja online. “Nesta coleção tentei recuperar flores que já tinha usado noutros anos. Fui buscar um bocadinho o upcycling que este ano que passou esteve muito na moda”, explica Catarina Vassalo à NiT.

Os brincos ganharam novos formatos, tendo sempre a versão maior e a mais pequena — esta é a que vende mais, conta a criadora, que confessa ser mais adepta dos modelos maiores. Além dos dez pares de brincos, a linha Roots conta também com uma pulseira.

Ao mesmo tempo, a loja online recebeu novas bandoletes: “Desta vez tentámos usar mais tecidos texturados, fugir um bocadinho daquilo que as outras marcas andam a fazer”, adianta sobre os acessórios para o cabelo.

“Todos os dias estamos a vender a toda a hora. As pessoas estão a querer muito vir aqui ao atelier levantar as peças e conhecê-las. Até ao Natal não paramos”, continua. A procura é tanta, que resolveu abrir uma exceção: até ao Natal, o atelier vai também estar aberto aos sábados de manhã. O espaço em Belas pode ser visitado todos os dias, até às 19 horas, sempre mediante marcação.

Em tempos de pandemia, a marca não sentiu um corte na procura. Antes pelo contrário, as vendas continuaram a crescer. “A nível profissional foi ótimo para nós. Nos primeiros 15 dias do primeiro confinamento parou tudo e depois disso foi um crescimento brutal. Cada vez tem havido mais procura. A sensação que dá é que as pessoas foram para casa trabalhar e deixaram de gastar dinheiro noutras coisas, como em jantares ou a passar fins de semana fora.”

cata vassalo
A marca aposta em peças com um design intemporal.

As peças de joalharia são confecionadas em latão com banho a ouro. Se os clientes quiserem podem pedir para banhar a prata. Os elementos naturais, sobretudo de flores, estão sempre presentes.

Quando era miúda, Catarina passava o verão na Praia Grande, em Sintra. “Durante o dia eu e a minha irmã Madalena andávamos pela praia a vender colares de missangas. Eu fazia e ela parecia uma verdadeira vendedora de bolas de Berlim. Gritava bem alto ‘olha os colares de missangas’. Eu ficava cheia de vergonha,” contou em entrevista à NiT.

Em 1998, inscreveu-me num curso profissional de Restauro de Metais, em Sintra. Depois de viver em Londres, no Reino Unido, com o marido, mudaram-se para Espanha, onde abriu a loja Biju e Etc. Só em 2016, depois de fechar este Espaço, criou a marca online Cata Vassalo, que vendia além dos acessórios para noivas, bijuteria.

Hoje, é uma das marcas mais populares para noivas no nosso País, especialmente graças aos toucados — mas também pôs as famosas todas a a usarem bandoletes. Mafalda Sampaio, Cláudia Vieira e Inês Mendes da Silva estão entre as mulheres que já se renderam aos seus acessórios.

Para fotografar a nova campanha, organizou um jantar e convidou algumas influencers para mostrarem as peças. As fotografias analógicas mostram a sua versatilidade — apesar de sofisticadas, as propostas da Cata Vassalo podem também ser usadas de forma mais descontraída, nos jantares de Natal.

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas peças da Roots, que já estão à venda na loja online da Cata Vassalo.

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