Lojas e marcas

Prémios NiT 2025: estas são as melhores lojas que abriram em Portugal no último ano

O roteiro de compras do País encheu-se de novidades — que se destacam pela dimensão, originalidade e oferta.
A Fashion Clinic da Avenida.

Com dimensões imponentes, decorações originais ou ofertas únicas e exclusivas, em 2024, o mercado português recebeu inúmeros conceitos inovadores. Quando pensamos que já conhecemos todos os tesouros de determinada cidade, deparamo-nos com um negócio mantido em segredo, que se instalou há poucos meses.

Com tantas aberturas distintas, é importante destacar as melhores. Assim, ao longo das últimas semanas, a NiT selecionou as cinco melhores lojas que inauguraram em 2024. Agora, cabe aos leitores eleger aquela que mais se destacou. Até 19 de fevereiro, terão a oportunidade de escolher os nomeados favoritos, numa votação que está a decorrer online.

A lista arranca com uma das maiores (e mais aguardadas) aberturas do ano. Em setembro, após vários meses de expectativa, o emblemático edifício que acolhia a Pastelaria Suíça, na Praça D. Pedro V, em Lisboa, recebeu a nova loja da Zara, uma das maiores do mundo. 

O espaço conta mais de 5.000 metros quadrados, distribuídos por quatro andares, que acolhem coleções de vestuário e acessórios masculinos, femininos e infantis, além de artigos de cosmética e produtos para o lar da Zara Home, que deixou de ter presença na Baixa da cidade em 2023.

Do início da visita até ao final, serão necessários cerca de 45 minutos para percorrer todos os andares, incluindo um canto de pastelaria onde os visitantes podem fazer uma pausa e beber um café acompanhado de um pastel de nata.

A herança histórica do edifício é visível em todos os pisos, com frescos recuperados, lareiras e elevadores de ferro, tudo pensado com atenção aos detalhes. Destaca-se ainda um mural do artista Bruno Grizo, com azulejos Viúva Lamego.

Outra abertura luxuosa é a da nova Fashion Clinic da Avenida da Liberdade, um espaço com 550 metros quadrados inspirado numa galeria de arte. Com mais de 30 marcas internacionais, o catálogo inclui propostas de etiquetas como Balenciaga, Dolce & Gabbana, Givenchy, Ferragamo ou Manolo Blahnik.

A decoração é assinada pelo designer belga Vincent Van Duysen, e os clientes são recebidos à entrada por uma soleira de pedra negra, sendo conduzidos pelo espaço através de divisões curvilíneas que “prestam homenagem à sensualidade feminina”. Os tons neutros e calmos dão o protagonismo aos artigos expostos.

A Metralha Worldwide é uma das mais originais.

Outro dos candidatos já venceu o prémio de melhor loja de moda nos Prémios New in Porto. Trata-se da The BeCode Street, a primeira loja de menswear do grupo André Costa, que se dedica há mais de 20 anos à distribuição de vestuário e acessórios premium. Ao longo do tempo, a marca tem diversificado a sua atuação na indústria da moda. 

“Desde o início, quisemos trazer uma abordagem diferente ao menswear, oferecendo uma seleção de marcas que refletem qualidade, estilo e autenticidade”, afirmou o fundador à NiT. “A nossa visão sempre foi democratizar as tendências da moda masculina, criando um espaço inclusivo onde todos, independentemente da idade, género ou estilo pessoal, possam encontrar algo que os represente.”

Ainda no norte do País, destacou-se o primeiro espaço físico da Metralha Worldwide, que alia moda à cultura urbana. Fundada em 2016, a etiqueta já vestiu personalidades como Ivandro ou Carolina Deslandes, e estabeleceu parcerias com marcas como a cerveja Post Scriptum. No âmbito da sua expansão internacional, abriram até uma pop-up store em nome próprio em Amesterdão.

Com aproximadamente 40 metros quadrados, o espaço foi projetado para se assemelhar a uma gruta, criando “uma casa de frieza criativa”, conforme explicou Tiago Ribeiro, o fundador, durante a inauguração. O teto e as paredes são adornados com pedras esculpidas por uma equipa de artistas plásticos, representando a origem do ser humano, evocando as cavernas.

Já no mundo da beleza, destaca-se a entrada no nosso País de uma das cadeias mais famosas da Ucrânia, fundada em 2015 por Lera Borodina e Sabina Musina e com prsença em1 4 países. O salão GxBAR chegou a Lisboa pelas mãos de Alyona Pejyka e destaca-se pelos “serviços rápidos e de elevada qualidade”, incluindo penteados elaborados, caracóis de longa duração e manicures/pedicures impecáveis.

O objetivo, segundo a responsável, “é ajudar as mulheres a prepararem-se rapidamente para eventos importantes ou festas, para que se sintam o mais confiantes possível”. 

Carregue nas setas abaixo para saber mais sobre os cinco melhores espaços que abriram em Portugal em 2024, e estão nomeados para os Prémios NiT.

 
Prémios NiT 2025: estas são as melhores lojas que abriram em Portugal no último ano

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT