Lojas e marcas

Prémios NiT 2025: as melhores marcas de moda e beleza do último ano

Têm selo nacional, mas fazem sucesso dentro e fora do País. Há propostas para vestir, calçar ou decorar a casa.
Foi um bom ano para a ISTO.

Muitas pessoas têm o hábito de verificar a etiqueta antes de adquirir qualquer produto. Quando surge a menção “fabricado em Portugal”, a reação varia entre o orgulho dos nacionais e a confiança dos estrangeiros, que reconhecem a reputação da produção nacional. Este prestígio tem impulsionado o surgimento de novas marcas portuguesas.

As propostas são muitas, diversificadas e cada vez mais originais. Por isso, ao longo das últimas semanas, a NiT escolheu as cinco que mais se destacaram ao longo de 2024. Agora, cabe aos leitores decidir qual merece o primeiro lugar, através de uma votação online que está a decorrer até 19 de fevereiro.

Entre as nomeadas, destaca-se a Isaga, nascida na centenária Sapataria do Carmo, em Lisboa. “Costumava dizer que vendia sapatos, mas eram as carteiras que realmente me interessavam”, confessou a fundadora, Sofia Lourinho, à NiT. Em 2012, juntamente com João Pedro Lourinho, Dénis Dâmaso e Alexandra Lourinho, lançou a marca de “carteiras artesanais de elevada qualidade”.

Cada modelo homenageia uma mulher e caracteriza-se pelo formato amplo, especialmente no estilo tote, e pela variedade de materiais. “Os processos de criação são bastante semelhantes, mas percebemos que algumas peles funcionavam melhor em carteiras do que em sapatos”, explicou Sofia.

Um dos projetos mais ambiciosos de 2024 valoriza, sobretudo, a mestria dos ourives nacionais. A Sharma, uma marca de joalharia com peças atemporais “pensadas para pessoas modernas, cosmopolitas e ativas”, aposta em coleções-cápsula desenhadas exclusivamente por conhecidos arquitetos, designers ou criadores.

A primeira linha, lançada em dezembro, é resultado de uma parceria com Álvaro Siza Vieira e tem uma edição limitada a 91 conjuntos, número alusivo à idade do arquiteto. Cada set é composto por um colar, um par de brincos, uma pulseira e um anel, em ouro de 19 quilates e diamantes (incolores e negros), e custa 30 mil euros.

“Apostando na singularidade e sendo um mercado tão competitivo, fazia todo o sentido promover a criatividade de artistas de áreas distintas, com total liberdade para conceberem estas edições limitadas”, explicou à NiT a cofundadora da marca, Brigitte Costa, que se juntou a Bruna Cabral para avançar com o projeto.

Siza Vieira com as joias da Sharma.

Com dezenas de negócios emblemáticos em Lisboa, como a Fashion Clinic ou o JNcQUOI, Paula Amorim, do grupo Amorim Luxury, lançou uma marca focada no universo do design de interiores, a House of Capricorn. A etiqueta reúne cerca de 300 referências, que refletem as preferências da fundadora, nascida sob o signo de Capricórnio.

O manifesto da marca resume a sua filosofia: “A nossa coleção vai além de simples objetos e funções; transforma espaços, fazendo-os refletir personalidades distintas e abrangentes”. A curadoria equilibra o rústico e o refinado, o vibrante e o subtil, o tradicional e o ousado.

Já as loucas por sapatos ficaram a conhecer a Liquito Mesquita, inspirada pela avó do fundador, Osvaldo Liquito Mesquita. Desenhada para um público jovem e moderno, a primeira coleção caracteriza-se por cores vibrantes, padrões únicos e abstratos e “saltos arquitetónicos”.

 “Cada par de sapatos é desenhado para ser uma obra de arte, incorporando elementos do modernismo e uma explosão de cores”, afirma o designer, formado na Lisbon School of Design, sublinhando a exclusividade de cada modelo.

Finalmente, a marca de vestuário ISTO., que embora não tenha sido criada em 2024, experimentou um crescimento significativo ao longo ano passado. Além das quatro lojas em Portugal, lançou um plano de expansão internacional com lojas temporárias, atingindo um novo público, incluindo celebridades como os atores Ryan Reynolds (fotografado em julho a usar umas calças de linho da marca), Ethan Hawke, Dermot Mulroney e o humorista Ramy Youssef.

A sigla da insígnia— Independent, Superb, Transparent, Organic — define os seus pilares. A marca lançou também uma linha de peças básicas em deadstock, e oferece uma vasta gama de roupa masculina, desde camisas e calças a calçado.

Carregue nas setas abaixo para saber mais sobre as cinco marcas de moda e beleza que mais brilharam em Portugal em 2024, e estão nomeadas para os Prémios NiT.

 
Prémios NiT 2025: as melhores marcas de moda e beleza do último ano

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT