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Prepare os looks matchy matchy: as sapatilhas da Sanjo para os miúdos estão a chegar

A icónica marca portuguesa continua a expandir a oferta. Para celebrar os 90 anos, vai incluir modelos especiais para pais e filhos.
A marca continua a reinventar-se.

A Sanjo é uma das marcas nacionais que ocupam um lugar especial no coração dos portugueses. Entre os anos 20 e 70, todos conheciam a etiqueta e sonhavam comprar um par do modelo desportivo, que prosperou em Portugal durante décadas. Depois de regressar ao mercado, em 2019, a insígnia tem vindo a expandir a sua oferta. Primeiro, com uma coleção de vestuário, agora com a entrada no segmento infantil.

“Em 2023, a marca celebra 90 anos e a nossa ideia é manter o espírito da marca aceso para as gerações vindouras”, explica à NiT Hélder Pinto, administrador da Sanjo. “É o timing certo para perpetuar a etiqueta através de uma edição comemorativa para os mais novos”.

Além da necessidade expressada pelos clientes da etiqueta, “que têm vindo a pedir muito”, a sugestão já surgia em conversas entre a equipa que adquiriu a marca em 2019, quando se iniciou uma nova era. Na altura, foi comprada por uma empresa de Braga a, M2BEWEAR, que assumiu a responsabilidade de reformular a etiqueta.

O primeiro desafio foi que a identidade da Sanjo, conhecida pelos modelos cool, se refletisse nas propostas para os miúdos. “Nesta fase inicial, vamos começar com uma extensão da nossa coleção de adulto para fazer um match”, continua. “Os modelos para adultos são sem género, então os pais e as mães podem andar a combinar com os filhos, que era um dos principais pedidos”.

Trata-se de um lançamento mais divertido, devido ao público, mas que tem tudo a ver com a marca. Por enquanto, os responsáveis só têm em vista a aposta nas sapatilhas, com oito cores para escolher — amarelo mostarda, vermelho, lavanda, verde, azul, nude e preto. Além do design permanente, há alternativas com o padrão vichy e mármore.

Porém, a Sanjo também está a desenvolver uma colaboração com a marca Wolf and Rita, uma marca portuguesa de sapatos para criança, “que tem pouca expressão cá, mas opera em vários países e tem forte dimensão internacional”.

Todos os tamanhos infantis contam com fecho velcro, descartando as opções atacadores entre os tamanhos 24 e 34. A partir do 35, passam a apostar apenas nos cordões. “Temos muita gente com filhos e sabemos que o velcro é muito mais prático, por vezes até para adultos. Precisamos de ver a aceitação”.

A trajetória da Sanjo

Lançada em 1933, pelas mãos da Companhia Industrial da Chapelaria, uma empresa que se dedicava (até então) a produzir chapéus, a marca nasceu num país completamente fechado ao mundo exterior. Ainda assim, durante décadas, o seu modelo desportivo feito em lona tornou-se no par de eleição de todos os portugueses. Dificilmente encontrava alguém que não tivesse um exemplar no armário.

Com a queda da ditadura, em 1974, a Sanjo não foi capaz de fazer face à concorrência e a empresa acabou por encerrar a atividade cerca de 20 anos depois. Em 2010, a marca fez a sua primeira tentativa de retorno e mudou a produção de Portugal para a China. No entanto, esta estratégia fez com que a qualidade dos produtos baixasse significativamente e o relançamento caiu por terra.

Nos últimos três anos, a missão passou por limpar a imagem deixada pelo seu anterior dono. Devido ao legado tão vincado, a nova administração tentou trazer muitos elementos da Sanjo antiga, com um arquivo tão rico. Quando foram criados os modelos skater, em território nacional, a aceitação dos clientes foi muito positiva.

Em fevereiro de 2022, Vitor Costa, diretor criativo da Sanjo, explicou à NiT quais estavam a ser as dificuldades da empresa: “Costumo dizer, quase em tom de brincadeira, que a Sanjo é um velhinho com quase 90 anos que durante um período de tempo foi muito maltratado”. Apesar de notar algum mal-estar no início desta nova vida, acrescenta: “A partir do momento em que fizemos o primeiro editorial, a nossa imagem passou a ser mais cuidada”.

“Estivemos focados no mercado ibérico. Quando comprámos a marca, foi esta a nossa abordagem”. Porém, Hélder explica que, este ano, começaram a fazer os primeiros passos internacionais. “O objetivo é levar os modelos aos quatro cantos do mundo”.

Depois de participarem em várias feiras internacionais, e com presença em vários espaços multimarca e centros comerciais, a Sanjo tem ainda mais planos para 2023. Um deles inclui a abertura da primeira loja de rua, na primavera do próximo ano, juntamente com o lançamento oficial da coleção para miúdos — que ainda não está disponível no site da marca.

Apesar de ainda faltarem alguns meses para o lançamento oficial, já pode adicionar as propostas ao carrinho de compras. Carregue na galeria para conhecer então os modelos desta coleção, com preços que variam entre os 65€ e os 89€.

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