Lojas e marcas

Prepare-se: Apple revela que um dos modelos iPhone vai ficar obsoleto

O iPhone 6 Plus vai deixar de ser reparável. Modelos 8, 8Plus e iPad mini 4 entram para a lista de produtos vintage.
O modelo vai deixar de ser reparado pela empresa.

O iPhone 6 Plus é o mais recente artigo a juntar-se à lista de produtos da Apple considerados oficialmente como obsoletos. Em termos práticos, isto significa que a partir de agora, a empresa não vai voltar a oferecer serviços de reparação para estes dispositivos, nem através das suas lojas, nem dos fornecedores autorizados.

O modelo foi lançado em setembro de 2014, juntamente com o iPhone 6, e foi descontinuado em setembro de 2016, após dois anos de funcionamento — o que quer dizer que este título é adquirido ao fim de sete anos desde que o produto foi vendido pela última vez através de canais oficiais.

Embora a versão menor ainda não esteja obsoleta, uma vez que ainda foi vendido por mais algum tempo em certos países, prevê-se que este seja o próximo de entrar para a lista. Até lá, está na categoria dos produtos vintage, que classifica os smartphones e tablets que saíram de linha entre há cinco e sete anos.

Outras das novidades reveladas pela Apple é o facto de o iPad mini de 4.ª geração também ter passado a pertencer aos artigos vintage. Neste caso, segundo a empresa, será feita a manutenção do dispositivo por um tempo limitado com base na disponibilidade de peças.

O iPhone 8 e 8 Plus na cor vermelha foram os restantes modelos a juntarem-se a esta lista. Apesar de serem propostas mais recentes, esta escolha justificas-se pelo facto de terem tido uma disponibilidade mais limitada em relação aos outros tons.

Como a NiT já lhe tinha contado, em 2021 a Deco Proteste anunciou o lançamento de uma ação judicial na qual acusa a Apple de ter manipulado deliberadamente o desempenho dos iPhones 6 e 6S, exigindo assim uma compensação para 115 mil portugueses que terão sido prejudicados.

Segundo a organização de defesa do consumidor, a tecnológica terá programado os iPhones 6, 6 Plus e 6S Plus para se tornarem obsoletos e vai avançar para tribunal perante a falta de respostas da empresa para “defender os direitos dos portugueses lesados”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT