Após um hiato de sete anos sem inaugurar lojas em Portugal — a última abertura tinha acontecido em Loulé, em 2017 —, a Primark decidiu reforçar a sua presença no mercado nacional. A próxima abertura da marca vai acontecer em Viseu e a inauguração está prevista para este verão.
O espaço vai ficar situado no centro comercial Palácio do Gelo, onde foi colocado o anúncio acerca da chegada da retalhista. Ainda não há muitas informações, mas sabe-se que o espaço terá cerca de 1630 metros quadrados e segue o novo conceito da low cost no nosso País.
A abertura acontece após a estreia no Montijo, no Centro Comercial Alegro, em outubro, com a 11.ª loja no território português. Entre as inaugurações reveladas pela Primark, em junho de 2024, parte de um investimento de 40 milhões de euros, estão ainda lojas em Guimarães e na Covilhã.
Ainda sem data de inauguração oficial, “prevê-se Guimarães abra este ano, enquanto na Covilhã irá abrir em 2026”, confirma a retalhista à NiT.
Assim serão os novos espaços
As próximas aberturas da Primark vão continuar a introduzir este formato que, normalmente, estará concentrada num só piso, “o que reduz a necessidade de disponibilizar espaço para elevadores, escadas e escadas rolantes”, além de não haver a “duplicação de espaços como provadores e caixas de pagamento em pisos diferentes”.
Outra das novidades passa pelo novo design com uma paleta de cores mais suave e um pavimento diferente, com o vinil a substituir o betão polido. Além disso, vai integrar-se tecnologia com mais expositores, lightboxes, ecrãs digitais e vídeo walls com LEDs, será utilizado um aroma de loja distinto e será introduzida música ambiente, “embora sejam muito discretos para os clientes.”
No novo conceito, a oferta também será simplificada e focada na vasta secção de roupa da etiqueta, com alguns espaços a perderem a secção Home. Cada loja terá uma abordagem diferente, sendo que no Montijo, por exemplo, o ponto de venda inclui acessórios desta categoria.
Quanto ao layout, as mudanças passam pela “reorganização dos provadores e das caixas de pagamento de modo que fiquem na mesma área da loja”, explica o porta-voz. “As caixas de self-checkout passam a ser um elemento importante ao nível da experiência de compra para os clientes e as caixas de pagamento tradicionais vão continuar a ter uma dedicada ao atendimento prioritário. O layout dos corredores existentes é substituído por “zonas” para a roupa de mulher, homem e de miúdos.”
A marca não deu detalhes sobre as novas localizações, além das três já confirmadas, mas ressalva que atualizações serão partilhadas à medida que o plano avançar. A empresa está também concentrada na remodelação de algumas das lojas atuais, como Sintra e Portimão, por exemplo.
Esta estratégia de expansão surge numa altura em que a Primark continua a crescer no mercado nacional. Na Península Ibérica, que representa aproximadamente 18 por cento das vendas da etiqueta, os lucros cresceram em cerca de 9 por cento em 2024. Globalmente, a faturação aumentou dois por cento.
A coleção dedicada a noivas da Primark já está disponível nas lojas da marca de norte a sul do País. Os preços variam entre os 5€ e os 28€.
Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.