Lojas e marcas

Punchies: a nova marca de águas de colónia que os miúdos podem personalizar

A ideia nasceu das mãos de duas mães cansadas do típico "cheiro a bebé". Até os adultos estão a adorar.
O seu filho é sonhador, corajoso ou energético?

Conheceram-se numa aula de kickboxing, em 2016, e já partilhavam a paixão pelo empreendedorismo. Sílvia Gomes e Joana Santos, de 37 e 35 anos, dedicavam-se à comunicação de quase todo o tipo de marcas no mercado. Porém, só quando foram mães é que se abriu um novo segmento para as duas criativas.

“Os nossos filhos meteram-nos mais atentas ao universo dos mais pequenos. Por necessidade, notámos que não havia águas de colónia interessantes”, contam as criativas, que tiveram os respetivos filhos três anos depois de se conhecerem. “Só havia o típico cheiro a bebé em que, decorridos cinco minutos, já não se sente nada. Queríamos algo diferente.”

Assim nasceu a Punchies, a nova marca portuguesa “que quer dar superpoderes” aos mais novos. Lançada em setembro, conta com três fragrâncias pensadas para várias personalidades. Os aromas boldy, dreamy ou peppy, por exemplo, são dedicados aos miúdos mais corajosos, sonhadores ou energéticos, respetivamente.

Cada perfume “tem mensagens de empoderamento” para os miúdos com base em características positivas. O primeiro é frutado e desafia-os a ousarem ser diferentes, enquanto o cheiro amadeirado do segundo desafia os pequenos a desenvolverem a imaginação. Por fim, a última proposta tem notas mais florais e é um incentivo à energia.

Porém, o mais importante é que a fragrância “tem que resistir às aventuras diárias” dos mais irrequietos. “Ponho no meu filho de manhã e ainda consigo sentir quando o vou buscar ao colégio no final do dia. Tinha que durar nas roupas, no cabelo e na pele”, conta Sílvia.

Punchies
São amigas, mães e empresárias.

Cada frasco é ainda totalmente personalizável, com autocolantes dentro da embalagem. “Não queríamos super-heróis ou princesas”, então há imagens de estrelas e planetas para os sonhadores, “amigos verdes e amarelos” para os que pensam fora da caixa e raios e explosões para os que não conseguem estar parados.

“Estamos em muitos mercados aos fins de semana e, quando explicamos as características, muitas vezes o fator decisivo é a temática. O cheiro é valorizado, mas é sempre engraçado ver os miúdos a escolherem aquele com o qual se identificam mais”, acrescenta.

Todas as águas de colónia são feitas num laboratório português, em Coruche, recorrem a ingredientes vegan e não são testados em animais. Aconselha-se que sejam utilizados apenas na roupa até aos três anos, sendo que a partir daí “o céu é o limite”. Qualquer pessoa pode utilizar.

“Algo que nos surpreendeu é que temos imensos adultos a comprar. Há muitas mães que aderem porque gostam de sentir o cheiro dos filhos e também vemos muitos homens a querer um frasco”, sublinha.

Desde o lançamento, as duas sócias já estiveram em mercados em Lisboa, no Porto e em Braga, visto que o “o cheiro é algo muito pessoal” e queriam estar próximas dos clientes. Vão continuar a apostar nesta estratégia até ao final do ano, olhando ainda para o estrangeiro: em janeiro, rumam até à Playtime Paris para arrancar com a internacionalização.

Todas as propostas da Punchies estão disponíveis no site da marca e custam 35€, mas também as pode encontrar em lojas espalhadas pelo País. É o caso da Tantos Livros, Livreiros, na Avenida Marquês de Tomar, em Lisboa.

Carregue na galeria para conhecer as três fragrâncias disponíveis da Punchies.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT