Lojas e marcas

Esta marca portuguesa faz sacos ecológicos com um desenho personalizado seu

A Puru foi lançada por duas amigas de infância naturais do Cartaxo: uma delas costura e a outra desenha.
A ilustração de uma cliente.

Gina e Neuza são duas amigas de infância, ribatejanas do Cartaxo, que decidiram criar um projeto que as motivasse em tempos de pandemia. Como uma costura e a outra desenha, juntaram essas capacidades e lançaram a 11 de setembro a Puru, uma nova marca portuguesa de sacos ecológicos.

“Depois de percorrermos alguns países e lidarmos com várias culturas e mentalidades, a nossa experiência de vida e visão acerca do planeta cresceu e ganhámos algo muito rico, a consciência”, começam por explicar.

View this post on Instagram

Porque as mulheres africanas têm uma força intrínseca admirável, esta criação é para uma mulher que representa tantas outras! Oh mulher de ébano! Mulher africana! sua pele de ébano brilha ao sol e você brilha como uma maravilha seu sorriso sincero deslumbra a escuridão da noite e minha emoção não me faz mais sentar o teu peito generoso está cheio de bondade e a curvatura dos teus lombos revela uma mulher fértil … Oh mulher de ébano! Mulher africana! você é gracioso como um louva-a-deus e bonito como uma gazela Mulher respeitosa e mãe carinhosa você é uma rainha digna da África! #mulherafricana #mulher #africanbeauty #africanwoman #africangirl #africaart ##africaeco #ecoAngola @ecoangolana @ecoangola #ecobags #ecologic #ecofriendly #ecobagpersonalizada

A post shared by puru . from nature to you (@puru.nature) on

O objetivo passava por criarem sacos, carteiras, bolsas e quadros com identidade, amigos do planeta e que não contribuíssem para um “consumo excessivo”. Nas propostas da Puru, pode ainda pedir para ilustrarem a sua flor favorita, animal de estimação, o país que mais gosta de visitar ou até mesmo o seu próprio retrato.

Gina Baptista, de 35 anos, e Neuza Campino, da mesma idade, estudaram juntas no secundário. A primeira trabalhou mais de 10 anos como administrativa e aprendeu a costurar sozinha, ao princípio, frequentando mais tarde workshops de biquínis com a Maria Modista, de costura criativa com a Margarida Tanganho e vários outros cursos online para desenvolver esta sua paixão.

Já Neuza desenha retratos desde os 12 anos e estudou mais tarde Artes Plásticas e Pintura no IPT, em Tomar. Licenciou-se em História da Arte na FLUL e fez uma pós-graduação em Mercados de Arte no ISCTE. Estagiou no Museu Britânico, em Londres, e viveu em vários países por todo o mundo.

Agora, estão juntas à frente da Puru, que só vende peças feitas 100 por cento à mão pelas duas amigas “com energias positivas”. “Analisamos qual o desenho que melhor se identifica a cada cliente. Queremos que receba mais do que uma bolsa ou uma mala, mas um pedacinho de natureza”, contam. O objetivo também passa por motivar nos clientes um consumo mais consciente e o apoio às marcas locais.

Todas as peças são feitas em linho e algodão, sem impressões. Os desenhos são sempre exclusivos, nenhum padrão se repete, e os tecidos resistentes foram pensados para um uso diário e prático. 

Os sacos, carteiras e bolsas da Puru estão disponíveis para venda com preços entre os 18€ e os 50€ através da conta de Instagram da marca, onde pode pedir as personalizações e entrar em contacto com Neuza e Gina.

puru
Gina e Neuza.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT