Lojas e marcas

Skincare, roupa e tatuagens: a barbearia de Rafael é uma homenagem ao avô

A Individus leva um novo conceito de beleza até Viseu. O atendimento é personalizado e vai além do corte de cabelo ou da barba.

A imagem do avô continua nítida nas memórias de Rafael Pereira. Mesmo sentado numa cadeira de rodas, Luís da Conceição Lopes trabalhou quase a vida toda na antiga Barbearia da Ribeira, em Viseu — ora a fazer a barba aos conhecidos da terra, ora a ajeitar o cabelo de quem ainda o tinha. Foi ali que aprendeu tudo o que sabia e que, entre conversas animadas, entoava a frase que o neto ainda repete: “depressa e bem, não há quem”.

Embora não sonhasse trabalhar como barbeiro, o jovem de 26 anos deixou-se impressionar pelo exemplo do homem que cresceu a admirar. “Morreu muito cedo e um dos sonhos que tinha era abrir um espaço só dele. Gosto muito desta profissão, mas queria sobretudo cumprir o objetivo que ele não conseguiu ver realizado”, confessa à NiT.

Rafael considera-se um autodidata, mas decidiu apostar na formação na área. Assim que acabou o curso, em 2021, começou a trabalhar numa barbearia durante meio ano e passou a receber as pessoas em casa, onde foi juntando uma carteira de clientes sólida. Ainda abriu um estúdio privado para aperfeiçoar as técnicas, embora soubesse que não se queria ficar por aí.

O sonho do avô acabou por ser cumprido e ganhou um nome: Individus. O espaço fica próximo do parque da cidade de Viseu, abriu no início do janeiro e quer ser mais do que um local onde se pode cortar o cabelo ou fazer a barba. Ali, vários serviços de beleza e bem-estar convivem em harmonia como incentivo a uma rotina de relaxamento e autocuidado masculina.

“Queria fazer algo diferente, porque sentia que [a oferta] era sempre muito semelhante. Ainda é um tabu para os homens cuidarem de si ou preocuparem-se com a sua pele”, acrescenta. “É ainda mais importante trazer este tipo de conceitos para as cidades mais pequenas onde as mentalidades ainda não estão tão abertas a estas propostas.”

Um dos serviços estrela do preçário é a barboterapia, um tratamento completo focado na barba para que ela cresça de forma saudável. O processo é composto por equipamentos de vapor, cremes de barbear de menta e eucalipto e uma toalha quente com óleos essenciais de alfazema. Tudo aliado a uma massagem facial e hidratação da pele.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por INDIVIDUS. ® | Hair and Grooming Parlour. (@individus.parlour)

Para que a experiência seja ainda mais agradável, o fundador criou uma atmosfera clean, minimalista e com poucas distrações. Quem entra, depara-se com um espaço “em que dá para respirar sem que esteja vazio”, marcado por uma paleta em tons de branco e cinzento e quadros com desenhos criados pelos amigos de Rafael espalhados pelas paredes.

“Era importante criar um ambiente em que toda a gente se possa sentir confortável, porque conheço muita gente que diz que nunca se sentiu bem-vindo nas barbearias tradicionais. Muitas vezes, não são locais muito convidativos e o atendimento não é o mais adequado.”

A arte é outro dos pilares do Individus e não se fica apenas pela decoração. Há peças de roupa em segunda mão e T-shirts criadas em colaboração com um criador local, com experiência no universo da arte urbana. Uma das metas é continuar a alargar a oferta de design e convidar outros criativos para dinamizar a barbearia.

No salão, ainda houve espaço para criar um corner de tatuagens a cargo de Nuno Marques — mais conhecido por Rumo. Os seus desenhos são marcados por ela estética blackwork, com cores escuras, linhas fortes, detalhes intricados e “um estilo muito próprio”, garante Rafael, que já tinha partilhado o estúdio privado onde estava com o artista. Quando abriu portas, percebeu que fazia sentido trazê-lo consigo para dar resposta a outro tipo de procura.

“Quando pensei no nome [da barbearia], pensei nas pessoas como indivíduos. Cada um de nós tem as suas necessidades em termos de cuidados”, refere. “Quis espelhar a nossa missão: estamos aqui para ouvir o cliente de um para um, com um atendimento personalizado e de forma a ajustar o serviço aquilo que a pessoa aqui sentada procura.”

Se dúvidas houvesse, o feedback tem sido positivo e são vários os clientes novos que aparecem no espaço. A opinião é ecoada por todos, que frisam que fazia falta uma proposta semelhante e elogiam o espaço.

Num futuro próximo, Rafael gostava de abrir um estúdio onde pode dar formação acerca destas técnicas — não só ligadas ao cabelo e à barba, mas a todos os cuidados com a pele. “[Quero] implementar a minha ideia do que deve ser uma barbearia, abrir espaços noutras cidades e aumentar a equipa”, conclui. Até lá, o projeto ainda é uma espécie de one-man show com duas mãos a devolver a autoestima a muitos homens.

As marcações na Individus podem ser feitas online, sendo que os preços variam entre os 8€ (no caso de um corte) e os 15€ (corte + barboterapia).

Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço e conhecer melhor o conceito da barbearia.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Prof. Aristides Amorim Girão, 76
    3510-049 Viseu
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 9h às 20h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT