Lojas e marcas

Rapper Bispo abriu (finalmente) uma loja com as já famosas peças da Mentalidade Free

O artista português vai apresentar a nova coleção numa pop up store. Todas as peças têm a sua assinatura.
O artista lançou os primeiros modelos em 2014.

“Palco de sonhos e conquistas / Não perco o sono no meio de tantos egoistas.” Quem acompanha a indústria do hip hop nacional, certamente já cantou estes versos. Na canção “Mentalidade Free”, lançada em 2014, o cantor Bispo fala sobre Algueirão Mem Martins, a freguesia em Sintra onde nasceu e foi criado.

No entanto, há muito que a influência do artista, de 31 anos, vai além da música. No mesmo ano, estampou o título do tema numa série de sweaters e T-shirts. A brincadeira acabou por dar origem a uma marca de roupa homónima, com o mesmo nome que também usou para a editora que fundou em 2020.

“A minha ideia era criar apenas umas peças para a minha crew, então comecei por encomendar algumas camisolas para estampar há quase 10 anos”, conta à NiT. “Na altura, partilhei as imagens nas redes sociais e o stock esgotou logo.”

Daí em diante, o negócio evoluiu lentamente. Só no ano passado é que o artista decidiu começar a colaborar com uma confeção para criar uma coleção de raiz. A primeira linha exclusiva incluía hoodies, T-shirts, meias, pins e outros acessórios que refletem a personalidade do cantor.

Agora, os fãs do artista vão poder ver, tocar e comprar as peças de streetwear num ponto de venda físico. Entre os dias 10 de dezembro e 10 de janeiro, a primeira loja da Mentalidade Free vai estar aberta no piso 1 do centro comercial Alegro Sintra, onde Bispo anunciou o lançamento do site, após pisar o palco do Alegro Sintra Summer Sound 2023.

“Depois do concerto, sugeriram-me ter ali um espaço. Decidi avançar e aproveitar a oportunidade de mostrar a nova coleção e a evolução deste projeto”, acrescenta. “Sinto que está interligado à minha arte, porque sem a música não chegaria até aqui.”

Bispo
Bispo com um fã a usar Mentalidade Free.

Das meias aos hoodies, todas as propostas são feitas 100 por cento em algodão e a produção acontece em fábricas portuguesas. A paleta de cores é neutra, variando entre o preto, o branco e o cáqui, sempre com a referência à canção “Mentalidade Free”, que surge gravada de várias formas.

Muitas destas peças — modeladas por nomes como o cantor Ivandro, por exemplo — já se encontram esgotadas online. Logo, a pop up é uma oportunidade para adquirir alguns dos bestsellers que voaram das prateleiras desde que foram lançadas este verão.

A inauguração do espaço, no dia 10 de dezembro, vai contar ainda com a presença de Bispo. Entre as 11 e as 13 horas, quem comprar uma peça da coleção vai ter acesso a uma sessão de autógrafos com o artista, que tentou refletir “a forma de estar junto dos fãs” em todos os detalhes desta linha.

Esta é apenas uma das muitas conquistas recentes do autor de “Essa Saia”. No mundo da música, o rapper foi distinguido na categoria de Melhor Artista Português dos prémios MTV EMAs, anunciados no dia 5 de novembro. Competia ao lado de Bárbara Tinoco, Marisa Liz, Carolina Deslandes e Piruka, mas foi ele quem recebeu o maior número de votos do público.

Todas as peças da Mentalidade Free estão disponíveis no site oficial da marca, onde encontra artigos entre os 3€ e os 59€. Carregue na galeria para conhecer algumas das opções.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT