Tudo começou com um telefonema. A chamada era de Patrícia Gouveia, fundadora e diretora criativa da Byou, que lhe apresentou um desafio. “A Patrícia ligou-me um dia e perguntou-me se gostava de ter as minhas peças numa loja física lado a lado às dela”, conta Raquel Poço, fundadora e diretora criativa da marca de joalharia Raquel Poço Jewellery.
As duas já eram clientes uma da outra. Deixaram a ideia no forno até encontrarem o espaço perfeito no numero 52 da Rua Gonçalves Crespo, em Lisboa, perto da praça do Marquês de Pombal. Foi amor à primeira vista. “Apaixonei-me rapidamente pelo espaço e sabia que queria estar ali com as minhas peças. Lembrei-me automaticamente da Patrícia e pensei que a conjugação das nossas marcas era perfeita”, continua a joalheira.
A loja de 30 metros quadrados abriu em slow opening em junho. Por lá, as peças da criadora mostram-se finalmente aos clientes de forma física — a marca estava à venda exclusivamente online. Para já, conta com a coleção Wabi Sabi, a primeira de todas, mas também o lançamento mais recente, Três Marias. Isto, claro, acompanhado pelas roupas da Byou para mulher e crianças.
Este espaço reflete o ADN dos dois projetos portugueses. Foram as sócias que decoraram tudo, naquilo que descrevem como um “processo natural e feliz”. O mobiliário está marcado por elementos naturais e decor em ráfia e verga, além de plantas carnudas. Tudo misturado com elementos mais imponentes, como os pilares cinzentos e os tetos trabalhados.
As joias estão ao centro, em destaque, e também espalhadas por expositores em vidro. Num corner secreto, encoberto por um biombo em verga, está a mesa de joalharia de Raquel. É “o seu cantinho”, o local onde a magia acontece.
Inicialmente, a loja em formato de studio está a funcionar como um hub criativo para as duas marcas, um mostruário para os clientes. No entanto, está recetivo a receber novas sinergias, quer abraçar o talento nacional e servir de casa a diferentes pontos de vista sobre a moda.

“A ideia de termos outras marcas pontualmente em pop ups de um ou dois dias é muito interessante e temos vários projetos interessados em fazê-lo”, confirma a joalheira, que já abriu portas à marca portuguesa de swimwear VOKE.
O Studio Raquel Poço Jewellery x Byou funciona de segunda-feira a sábado, mas também é possível agendar uma marcação enviando uma mensagem pela conta de Instagram da marca de joalharia ou pelo email geral@nullraquelpocojewellery.com.
Raquel Poço, de 33 anos, licenciou-se em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão e decidiu aventurar-se num curso de joalharia em 2017.
Começou por produzir peças para os amigos e família como passatempo, mas a vontade de lançar uma marca ganhou raízes e acabou por se materializar três anos mais tarde, em dezembro de 2020.
Deixou para trás a fisioterapia e a formação em Authentic Pilates com aparelhos e hoje dedica-se por completo à sua paixão. A 3 de dezembro, a primeira coleção da Raquel Poço Jewellery chegou ao público através de um site que pretende facilitar as compras online. Por lá, vai encontrar atendimento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente, com o objetivo de ajudar a escolher as propostas que melhor encaixam naquilo que procuram.
As opções, diz, são para “todas as ocasiões e pessoas de todas as idades”. Na loja online, vai encontrar brincos, anéis, pulseiras e colares em prateado e dourado (com banho de ouro de 24 quilates), com preços que variam entre os 25€ e os 120€. Todas as peças são certificadas pela Contrastaria da Imprensa Nacional da Casa da Moeda.
A seguir, carregue na galeria para conhecer as peças da Raquel Poço Jewellery e o primeiro espaço físico da marca.