Quando Vlad e Iren Romm abriram o primeiro salão de beleza, há 10 anos, estavam circunscritos a uma minúscula sala alugada. O espaço em Odessa, na Ucrânia, era tão pequeno que o casal sentia que estava num quarto onde podia receber clientes. Na altura, chamaram-lhe de Romm Room.
A verdade é que a marca cresceu e o casal, de 43 e 36 anos, respetivamente, abriu mais duas lojas na cidade onde nasceram. “A Ucrânia é um país com um setor de beleza muito bem desenvolvido, com serviços de elevada qualidade e profissionalismo por parte dos mestres”, contam à NiT.
O conceito chegou a Portugal a 9 de fevereiro, com a abertura de um espaço nas Amoreiras, em Lisboa. Os clientes vão encontrar um salão unissexo, que oferece serviços de cabelo, maquilhagem e manicura, com um atendimento pensado à medida de cada um.
“Viemos de férias para Lisboa há um ano e meio de decidimos ficar, porque nos faz lembrar da cidade onde nascemos”, acrescenta Vlad. “Para nós, foi um teste e um desafio pessoal de criar algo novo num ambiente completamente diferente daquele a que estamos habituados.”
Apesar dos receios, o casal trouxe vários anos de experiência na bagagem. Iren começou por praticar atletismo, mas trabalha como stylist, colorista e diretora de arte há mais de 15 anos, enquanto Vlad, advogado de formação, divide a gestão dos salões com o trabalho como designer de interiores.
“Estávamos à procura da oportunidade para criar um espaço cool e com um serviço profissional fora da Europa. Acreditamos que é uma marca que será acarinhada não só pelos ucranianos, mas também por todos os residentes desta cidade”, sublinha.
Para “rebeldes, sonhadores e audazes”
O objetivo da Romm Room, explicam os fundadores, é ajudar cada cliente a expressar-se através do corte ou da cor do cabelo, “ao mesmo tempo que cuida da saúde capilar com uma vasta gama de tratamentos eficazes”, sempre com produtos profissionais de alta qualidade.
Além dos penteados, oferecem serviços como extensões de pestanas ou brow lamination (preenchimento de sobrancelhas), bem como manicura e pedicura. “Os nossos profissionais podem preparar a cliente para uma festa ou ensiná-la a arranjar-se para o dia a dia”, destaca. Iren dedica-se a atender os clientes com os restantes seis elementos da equipa, enquanto Vlad está focado na gestão de loja.

“O Romm Room não é apenas um salão, nem se resume a um serviço de beleza. É um sentimento”, continua Vlad. “Um sentimento de casa, de espírito livre e de pertença a uma comunidade. É para rebeldes, sonhadores e audazes, que querem fazer parte de um espaço icónico.”
Toda a decoração foi pensada e concretizada pelo fundador. A ideia é que o salão se assemelhe “a um apartamento intemporal”, com elementos modernos e retro, onde os clientes se podem encontrar com amigos, conversar, tomar um café, um copo de vinho ou de espumante.
“Gosto de explorar vários estilos como, por exemplo, pegar no minimalismo e adicionar pormenores industriais, misturados com elementos vintage.”
Com “padrões muito elevados”, os ucranianos querem que o espaço seja conhecido “pela hospitalidade” que já caracterizava o conceito em Odessa. “Encorajamos as pessoas a sentirem-se livres para se expressarem. Aqui podem ser elas próprias. Todas as pessoas são naturalmente bonitas e o nosso trabalho é enfatizar isso.”
No salão lisboeta o cliente encontra tudo o que precisa num só lugar, tanto no que toca a serviços, como experiências. É com esta missão em mente que Vlad e Iren planeiam utilizar o salão para receber vários eventos, festas de raparigas e até palestras.
Caso a resposta seja positiva — e tem sido —, os fundadores querem ainda expandir o negócio pelo resto da Europa, ainda sem previsão de quando acontecerão outras aberturas. “Planeamos lançar um franchising num futuro muito próximo.”
As marcações podem ser feitas através da página de Instagram da Romm Room, sendo que há serviços disponíveis a partir dos 15€.
Carregue na galeria para ver algumas imagens da festa de inauguração do espaço.