Lojas e marcas

Ronaldo comprou parte da Vista Alegre. Vai levar a louça portuguesa para o Oriente

O objetivo é expandir o grupo para o mercado oriental, devido à sua proximidade com a Arábia Saudita, onde joga atualmente.
O jogador investiu na empresa de loiças e cristais.

Cristiano Ronaldo e o grupo Visabeira — que detém a empresa de porcelanas e cristais —, anunciaram um acordo para a compra de uma participação de 10 por cento da Vista Alegre Atlantis. O negócio inclui a aquisição de 30 por cento da Vista Alegre Espanha em breve. 

A parceria prevê ainda a criação de uma empresa conjunta, detida em 50 por cento por cada investidor, que irá operar nas regiões do Médio Oriente e Ásia, para expandir o posicionamento da marca. 

“Esta colaboração permitirá acelerar o processo de expansão global no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria de luxo”, anunciaram os envolvidos, sem revelar detalhes do entendimento.

Sabe-se apenas que a transação envolveu a compra de 16,765 milhões de ações detidas por Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do grupo Visabeira. Estima-se que o investimento tenha rondado os 17 milhões de euros, considerando o valor de mercado dos 10 por cento adquiridos pelo jogador.

A Vista Alegre é conhecida pelas suas produções de porcelana e faiança de elevada qualidade, tendo-se juntado à Atlantis, fabricante de cristal e vidro. A Visabeira adquiriu o grupo em 2009, mediante uma oferta pública de aquisição. No ano passado, a faturação ascendeu a 130 milhões de euros, dos quais 70 por cento obtidos internacionalmente, com um grande enfoque na Europa, Estados Unidos e Brasil. Com o investimento de Ronaldo, prevê-se uma aposta no mercado oriental, tendo em conta a sua ligação ao Al Nassr, clube da Arábia Saudita. 

“A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização de ambas, no segmento do lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Juntos, faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e elevá-lo ao patamar dos melhores do mundo”, declarou o jogador sobre o negócio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT