Inês Silva, de 32 anos, começou a carreira na área do design gráfico. Mais tarde, desenvolveu uma paixão pela criação de padrões e, posteriormente, começou a aplicá-los em tecidos. Com eles deu vida às próprias peças que, no início, eram maioritariamente lenços. Em 2018 lançou a primeira coleção com estes acessórios.
No ano seguinte deu a conhecer a Inedit, a etiqueta que lançou que, naquela altura, já contava também com carteiras, camisas e vestidos. “Há dez anos não fazia ideia de que teria uma marca de roupa, mas comecei a gostar muito deste mercado”, conta à NiT.
O feedback foi muito positivo, recorda. “As pessoas adoraram as cores e a vivacidade dos diferentes padrões e propostas.” Começou a pensar levar o conceito mais além e a 5 de abril a inaugurou primeira loja da marca em Lisboa, mais especificamente nas Avenidas Novas.
Para Inês, são as cores vivas que diferenciam a Inedit de muitas outras insígnias. “Os tecidos brilhantes que transmitem luminosidade e os padrões extravagantes, chamativos e frenéticos”, destacam-se. As peças foram pensadas para todas as ocasiões — tanto podem ser usadas em momentos casuais passados entre amigos, como numa festa. Todas têm um denominador comum: “Não passam despercebidas”.
Os padrões são desenhados pela fundadora e, depois, são impressos no norte do País. As roupas e acessórios ganham vida em Lisboa, nos ateliers de confeção da empreendedora. Um deles fica na própria loja, por trás de uma parede de vidro. Atrávés dela, os clientes podem ver o trabalho das costureiras em tempo real. “Com esta abertura ganhei um novo apoio à produção”, refere Inês. A escolha da localização, nas Avenidas Novas, foi influenciada precisamente pela necessidade de ter um espaço onde conseguisse vender e produzir as suas criações.
A área de venda da Inedit tem cerca de 35 metros quadrados e é uma verdadeira explosão de cor. “Os clientes vão encontrar charriots em todo o lado com as diferentes peças e padrões. Como é tudo muito vivo, acaba por dar muita vida à loja.”
As peças são produzidas em quantidades reduzidas, o que lhes confere uma certa exclusividade. No entanto, sempre que um vestido ou acessório se torna num bestseller, acaba por replicá-los noutras coleções. “Muitas vezes os modelos são os mesmos, mas acrescento novos padrões e cores”, revela. Caso não esteja por Lisboa, pode sempre comprar as peças da marca através no site.
Carregue na galeria e conheça a primeira loja da Inedit — bem como alguns dos modelos que poderá encontrar por lá, com preços a partir dos 40 €.