Lojas e marcas

Chegaram os elásticos que ajudam a secar o cabelo mais rápido (e são portugueses)

A novidade é da marca nacional Gapi World, que continua a explorar as possibilidades oferecidas pelos famosos scrunchies.
Uma ideia pioneira no mercado português.

Os scrunchies — elásticos para o cabelo forrados a tecido — são uma tendência em constante transformação. Nos anos 2000, as Spice Girls e Madonna não dispensavam o acessório em público, que usavam para prender o cabelo. Na década anterior, era Sarah Jessica Parker que o usava para domar o seu cabelo longo e encaracolado. É tão versátil que, nos dias que correm, até o pode adaptar a pulseira e complementar o look.

As possibilidades do objeto não param de surpreender. Na marca portuguesa Gapi World, comprometida com a inovação, os scrunchies deram origem a um produto que é único em Portugal e que já está a fazer sucesso. Falamos dos towel scrunchies, elásticos que ajudam a secar o cabelo muito mais rápido, sem o partir e sem precisar de secador.

“Usamos turcos em vez do tecido normal. O material é exatamente como as toalhas de banho, que usamos para secar o cabelo, mas é mais prático, principalmente para quem tem cabelo comprido”, conta à NiT Rita Pinto, de 25 anos. “São criados a partir de algodão orgânico e bambu, por isso, são mais suaves para o cabelo.”

Quando uma cliente fiel da marca enviou uma mensagem à procura de um produto deste género, a fundadora percebeu que não existia em Portugal. Mesmo os que tinham sido criados nos Estados Unidos da América não cumpriam com os requisitos — ou eram muito pequenos ou o material não parecia orgânico.

“Tal como acontece com os padrões e as cores, temos sempre em conta o feedback dos clientes. Sendo alguém que já conhecíamos, tínhamos confiança de que era um produto que ia sair muito bem. Tentámos fazer e tem existido muita procura.”

Quando tem o cabelo molhado, basta atá-lo com um towel scrunchie e esperar que absorva a água. Uma das vantagens é que, ao contrário de quando usa toalhas, que são desconfortáveis, pode fazer outras atividades em simultâneo, como arrumar a casa ou vestir-se. O acessório pode ainda ser eficaz quando faz exercício físico, já que o elástico também absorve o óleo e o suor.

Rita explica que, a nível de design, “são maiores do que os normais, porque o turco é sempre mais volumoso”. E, se fossem do tamanho habitual dos scrunchies, não cumpriam a função de ajudar a secar o cabelo.

A origem da Gapi World

A responsável pela criação da marca sonhava ter um negócio próprio desde cedo. “Tudo começou com uma camisa branca às flores que tinha em casa. Adorava o padrão, mas nunca a usava”, conta à NiT a jovem licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Para preencher a necessidade de ter um elástico original para prender o cabelo, lembrou-se da peça e recorreu à avó, de quem herdou a veia empreendedora.

“Pedi-lhe que me ajudasse a transformar aquela camisa num elástico para o cabelo”, acrescenta. “Aceitou o desafio e fez não só um, mas vários iguais. Adorou a possibilidade de fazer mais para vender.” Além da avó, que a inspirou a costurar, contou com o apoio da mãe e do irmão para reutilizar tecidos e criar scrunchies diferentes dos habituais.

Com um constante desejo de inovação, que passa pelos padrões, tecidos e tamanhos personalizados, a evolução da marca passa pela produção cuidada. A Gapi World, lançada em 2018, define-se como um projeto 100 por cento português e livre de plástico, com um packaging reutilizável, biodegradável e reciclável. “Acreditamos que a consistência, a comunicação e a criatividade fazem a diferença”, sublinha a fundadora.

Outro dos lançamentos mais recentes foram os elásticos com fecho, outra ideia que ainda não existia no mercado português. Os modelos permitem guardar os objetos de menor dimensão que está sempre a perder: chaves de casa, os auscultadores ou até dinheiro. Na altura do lançamento, Rita revelou à NiT que “disponibilizar scrunchies com fecho deu um grande destaque à marca, face às restantes ofertas no mercado” e “a edição em azul esgotou em menos de 24 horas”.

Se os elásticos para o cabelo são o coração da marca, opções de outros acessórios não faltam. O alargamento da oferta a lenços, molas para o cabelo, tote bags e até peças de joalharia “foi algo muito pensado e ponderado antes de avançar” para estarem mais perto do público, percebendo o que fazia falta aos consumidores da etiqueta.

Os towel scrunchies da Gapi World custam 6€ e estão disponíveis no Instagram da marca, bem como no site oficial. Carregue na galeria para conhecer os novos modelos.

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